São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

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Economista diz que Chrysler não o informou sobre recall

DA REDAÇÃO

O economista Yoshiaki Nakano, colunista da Folha, relata que teve problemas com sua picape Dodge RAM 2500. Há um mês, o pivô da barra de direção se soltou, o que deixou o veículo desgovernado.
Ele foi informado pela concessionária de que a fabricante, a Chrysler, estava realizando um recall do produto em razão do mesmo defeito.
O leitor conta que ficou surpreso por não ter sido avisado. Ao contatar a montadora, a informação que recebeu é que o recall se referia a outra peça. Porém, diz, o próprio site da empresa avisa sobre o recall do "pivô da direção".
Nakano conta que pediu esclarecimentos à fabricante, mas, após duas semanas, não obteve resposta. Para ele, a empresa foi negligente.

Resposta: Em nota, a Chrysler informa que o cliente foi comunicado sobre o recall em agosto de 2009, mas não compareceu. O item que sofreu dano foi o pivô externo de ligação da roda, peça que não está relacionada ao recall. Em inspeção, a montadora detectou falta de manutenção e alterações em características originais, como, por exemplo, o uso de pneus fora de especificação. O cliente contestou as afirmações e disse que o veículo passou por todas as revisões em concessionária credenciada. Foi informado de que tudo estava em ordem. Em uma revisão, foi orientado a trocar os pneus pela concessionária. Procurada, a Chrysler não fez novos esclarecimentos.



Leitor: Sergio Penteado
Empresa: INSS
Queixa: O engenheiro diz que um desembargador concedeu a ele, após pedido de revisão, aposentadoria pelo teto retroativa a 1998, mas que só tem recebido equivalente a 60% do teto.

Resposta: O INSS informa que a revisão do tempo de contribuição alterou a renda mensal inicial do aposentado.



Leitor: Cláudio Rodrigues
Empresa: Comgás
Queixa: O leitor relata que a companhia cobrou por uma conta inexistente. A cobrança foi debitada na conta corrente, da mesma forma como é paga a conta do mês, que está em dia, segundo ele.

Resposta: A Comgás afirma que o valor já foi depositado na conta corrente do cliente.



Leitor: Dirceu Dias
Empresa: Sabesp
Queixa: O técnico em eletrônica relata ter solicitado o conserto de um canal de esgoto. No entanto, diz, o pedido não foi atendido no prazo de 18 horas, como prometido pela empresa.

Resposta: A Sabesp diz que teve dificuldades para achar o poço de visita do esgoto, mas que o problema foi resolvido.



Leitor: Sérgio Pinz Engelsdorff
Empresa: TAM
Queixa: O bancário se queixa de não poder escolher qualquer poltrona do avião, principalmente as do corredor, quando compra passagens promocionais ou paga a viagem com pontos.

Resposta: A TAM afirma que esclareceu ao cliente quais são os modelos de tarifas que a empresa possui.


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