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Depois de aberto, Rodoanel recebe obras de drenagem
Inaugurado no dia 1º de abril, trecho sul ganha sistema contra acúmulo de água
Operários trabalham próximo a local onde já houve dois acidentes; Dersa diz que intervenções já estavam programadas
Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem
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Funcionários trabalham em obra de drenagem no km 79 da via
ROGÉRIO PAGNAN
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
Um dia depois de a Dersa
afirmar que o trecho sul do Rodoanel é uma via segura, um
grupo com cerca de 20 funcionários contratados pela estatal
paulista ocupava ontem acostamento e faixas da pista próximo
ao km 79 -em ambos os sentidos- justamente para realizar
obras de segurança no local.
Até ontem, 12 dias após sua
inauguração, os 61 km do trecho sul registravam 28 acidentes. Dois deles, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, ocorreram no km 79. Os acidentes
foram ocasionados, segundo a
polícia, por aquaplanagem.
Segundo funcionários que
trabalham no local, está sendo
instalado um sistema de drenagem. Furos eram feitos na lateral na pista recém-inaugurada
para ajudar no escoamento da
água da chuva nas pontes.
Em nota, a Dersa afirmou ontem que as obras de drenagem
já estavam previstas. A estatal
não explicou, porém, por que o
anel viário foi entregue sem
que elas tivessem sido feitas.
Negativas
Anteontem, ao ser questionada pela Folha sobre a necessidade de reformas no novo
Rodoanel, a Dersa disse, genericamente, que a via era segura.
De acordo com a estudante
Elaine Utiyke, que capotou o
carro no trecho, ela seguia a 90
km/h sentido Mauá, abaixo da
velocidade máxima permitida,
quando perdeu o controle do
veículo e capotou. "O que tinha
era um rio no meio da pista. Parei de cabeça para baixo."
Sobre o fato, a Dersa divulgou nota em que nega que os
acidentes tenham qualquer relação com falhas na execução
da obra, a cargo da empreiteira
Andrade Gutierrez.
Conforme a Folha revelou
ontem, parte dos 61,4 quilômetros do trecho sul já apresenta
problemas, como buracos na
pista e esborcinamento (quebra nas bordas das placas de
concreto). Além desse sistema
de drenagem que está só agora
sendo instalado, a via deve sofrer outras intervenções, como
a reparação de até dois quilômetros de pavimento, também
nos arredores do km 79 da via.
A Dersa nega que vá reformar esse pedaço do anel viário.
Reprovado
De acordo com um engenheiro que participou da obra, e que
pede anonimato, parte do pavimento no "lote 1" não passou
nos testes de resistência e rugosidade. Além de revelar falta de
qualidade, o defeito coloca em
risco os usuários da via.
Essa parte da via é a mesma
onde ocorreram os acidentes.
O trecho sul do Rodoanel,
uma das mais importantes
obras viárias do país, foi entregue em 1º de abril, ao custo de
R$ 5 bilhões. A obra foi inaugurada na despedida do governador José Serra (PSDB), que deixou o cargo para disputar a Presidência da República.
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