São Paulo, sábado, 14 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Comerciantes e moradores deram início a um plano de revitalização com a limpeza de uma quadra da rua 13 de Maio

Bexiga quer reconquistar o seu glamour

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

"O Baixo Bexiga está em alta." Com esse slogan, comerciantes e a comunidade do Bexiga (centro) vão promover ações de revitalização da região conhecida como Baixo Bexiga -aquela que concentra, na rua 13 de Maio, os bares que reuniam a boêmia paulistana durante as décadas de 70 e 80.
"O Bexiga está para São Paulo assim como o Pelourinho está para Salvador. Acontece que o bairro está jogado às traças", diz Luzia Silveira, 40, dona do Café do Bexiga, que resiste há 34 anos no mesmo endereço da rua 13 de Maio.
Ela e outros comerciantes e moradores se juntaram para criar o Movimento Baixo Bexiga, que promoveu ontem uma série de eventos para chamar a atenção do poder público para a situação de deterioração do bairro.
Durante a manhã, eles retiraram o lixo da frente das casas e bares, pintaram guias e fachadas e cuidaram das plantas e árvores do primeiro quarteirão da rua 13 de Maio. Durante a noite, os bares iriam manter as portas abertas gratuitamente ao público e promover shows de rock, jazz e MPB, além de aulas de dança e oficinas para jovens.
"Queremos dar um primeiro passo na revitalização do Baixo Bexiga. Já que o poder público não faz nada pela região, nós mesmos vamos começar a fazer", afirmou Luzia Silveira.
A subprefeitura da Sé reconhece que aquela área está com problemas e afirma que há uma intervenção programada para a região, nos moldes daquela realizada na "cracolândia".

Vida noturna
Com eventos como o de ontem, os comerciantes locais querem reconquistar os paulistanos que movimentavam as madrugadas da rua 13 de Maio e migraram para novos bairros de agito noturno, como a Vila Olímpia e a Vila Madalena.
"Começaram a surgir trombadinhas e cheiradores de cola por aqui, e a insegurança afastou a boêmia local", avalia Luzia.
Para o Movimento Baixo Bexiga, são necessários ainda à revitalização da área o alargamento das calçadas, a instalação de fiação subterrânea, um projeto de paisagismo unificado e maior investimento em segurança.


Texto Anterior: Saneamento: Governo Lula quer impedir corte de água sem prévia notificação
Próximo Texto: República começa a ser cercada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.