São Paulo, sábado, 14 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

IRENO TIBÚRCIO CAVALCANTI (1929-2011)

Um ex-vereador do Recife fiel a sua comunidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

No Recife, Ireno Tibúrcio Cavalcanti foi da turma dos Vereadores do Asfalto. Assim eram conhecidos os políticos que, após eleitos, permaneciam em suas comunidades.
Nascido na pernambucana Limoeiro, ele se mudou aos 22 para a capital do Estado, já casado com Maria José. Instalou-se na rua Bomba do Hemetério, cujo nome batizaria anos depois o bairro.
De lá, nunca saiu. O máximo que fez nos 60 anos em que ficou no local foi se mudar de uma casa para outra na frente, conta a filha Ivani.
Pai de Ireno Filho, Ivan, Ivani, Ivanise, Ivânia e Ivaneide e avô de 12 netos, Ireno trabalhou com comércio e sempre se envolveu na luta por melhorias na região. Brigou para que tivessem asfalto, luz e água. Por sua liderança na comunidade, foi convencido a se candidatar.
Em 1968, pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que ele ajudou a fundar em Pernambuco, Ireno elegeu-se vereador na cidade. Mas, por fraude, não assumiu. Só foi ocupar o cargo após recontagem de votos.
Vereador de 1970 a 1972, reelegeu-se para o mandato de 1972 a 1976. Parou aí.
Anos mais tarde, tentou ser deputado estadual, sem obter êxito. Nunca abandonou, porém, a militância política, segundo a família.
Foi o responsável por fundar um centro de assistência social, depois transformado em escola municipal.
Funcionário público aposentado da Câmara Municipal, ele sofria há 12 anos de Parkinson, doença que se agravou nos últimos quatro anos. Morreu no sábado (7), aos 82, devido a um AVC (acidente vascular cerebral).

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: POR AÍ: Pauliceia italiana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.