São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 2011

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"Imagens de celebridades estão separadas da realidade", diz fotógrafa holandesa

LUIGI TORRE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O casal de fotógrafos holandeses Inez van Lamsweerde, 47, e Vinood Matadin, 49, ajudou a definir algumas tendências das imagens de moda nos últimos 25 anos.
Com campanhas para Yves Saint-Laurent, Balenciaga e Gucci, e editoriais para publicações como "Vogue" e "V Magazine" no currículo, foi inaugurada ontem no prédio da Bienal a mostra "Pretty Much Everything", que faz parte da São Paulo Fashion Week.
Depois do evento, a exposição será aberta ao público e ficará em cartaz até 3 de julho, com entrada grátis.
A retrospectiva, apresentada no ano passado em Amsterdã, conta com 286 fotos. "Trouxemos apenas uma inédita -um retrato da Lady Gaga que fizemos para a "V Magazine'", diz Inez à Folha.

Folha - Como funciona o trabalho em dupla de vocês?
Inez van Lamsweerde -
Sempre fotografamos juntos, mas de ângulos diferentes. Faço o contato visual com a modelo e a direção, enquanto Vinood tem um olhar "voyeur". Ao editar, buscamos a imagem mais correta para o trabalho. Não nos importamos com quem fez a imagem, mas com qual é a mais relevante para a história.

Suas imagens exibem sempre uma certa imperfeição.
Procuramos sempre ir em direção à tensão entre belo e grotesco, mundano e espiritual. Achamos as imperfeições mais interessantes.

Há também uma naturalidade em suas suas fotos. Vocês se mantêm abertos ao acaso?
Sempre! Tentamos planejar ao máximo, mas tudo depende do que acontece na hora das fotos, da troca que conseguimos estabelecer com o stylist e com a pessoa que estamos fotografando.

Quais são suas influências?
Helmut Newton e Guy Bourdin. Depois, vieram Richard Avedon, Irving Penn e Ed van der Elsken. Meu trabalho tem um pouco do controle estilizado das imagens de Bourdin e Avedon, mas também com o lado documental que sempre admirei.

Vocês sempre usaram e usam muitos recursos digitais.
Dizem que fotografia é um retrato de um momento específico, mas ,quando você pode voltar àquela imagem e modificá-la, você interfere nessa noção de tempo.

A manipulação digital não pasteuriza a fotografia?
Se você permitir, sim. Não vejo sentido nas reclamações sobre fotos muito retocadas. Retoques sempre existiram. Hoje, as imagens, principalmente com celebridades, estão totalmente separadas da realidade, e todos parecem aceitar essa separação.

Você explora isso quando trabalha com celebridades?
Somos fotógrafos de sociedade, retratando personagens da cultura pop num determinado momento e enaltecendo a faceta que melhor represente tal período.

Como é a abordagem de vocês quando uma grande personalidade entra no set?
Geralmente as celebridades chegam sabendo o que queremos e terminamos em 20 minutos. Elas dizem que são hipnotizadas por mim.


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