São Paulo, sábado, 14 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAB demora cinco meses para cobrar TAM por usar avião

Aeronáutica alugou quatro aeronaves para a companhia aérea entre os dias 22 e 26 de dezembro do ano passado

Na ocasião, a empresa havia retirado seis aviões de circulação; o aluguel, deR$ 1,2 milhão, só foi cobrado pela FAB em 30 de maio

ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Aeronáutica demorou cinco meses para cobrar a TAM pelo uso de quatro aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) na véspera do Natal do ano passado. A empresa afetou 5.000 passageiros ao tirar de circulação seis aeronaves para manutenção não programada. Por intermédio da Anac (Agência Nacional de Aviação), a TAM "alugou" aviões da FAB para transportar passageiros que haviam comprado bilhetes.
A empresa também não foi multada, até agora, pela Anac. A agência fiscalizadora do setor afirmou que 856 processos foram abertos contra a TAM por denúncias de passageiros. As queixas devem gerar multas, mas a TAM não foi notificada.
A TAM pagou R$ 1,2 milhão para usar os aviões. O empréstimo ocorreu entre 22 e 26 de dezembro, mas os valores só foram cobrados pela FAB em 30 de maio deste ano. Segundo a Aeronáutica, foram transportados 2.615 passageiros.
A FAB confirmou que a cobrança foi feita apenas cinco meses depois do uso das aeronaves, com valores corrigidos. A TAM diz que fez o pagamento assim que recebeu a cobrança.
O depósito foi feito cinco dias após o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, ter dito à CPI do Apagão na Câmara que o valor já havia sido pago. "A TAM pagou", disse Zuanazzi em 25 de maio. O depósito foi no dia 30. A CPI investiga se a TAM desviou as aeronaves para fazer vôos charter ou praticou overbooking. A TAM nega.
A cobrança não é de responsabilidade da Anac, mas foi a agência que intermediou as negociações entre a TAM e a FAB. O presidente da Anac disse que a empresa recebeu "dezenas de multas" pelos problemas que causou, mas não apresentou os valores nem quantas multas foram aplicadas. Por meio da assessoria, disse que não tem como levantar esses dados.


Texto Anterior: Acidente: Rapaz tenta recuperar chave e entala cabeça em bueiro
Próximo Texto: Falta de pagamento faz parar obras no aeroporto de Vitória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.