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foco
Empresa dribla Cidade Limpa com instalação poética, diz prefeitura
VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma obra de arte aparentemente incauta causou um
susto daqueles na prefeitura e
nos mentores da Lei Cidade
Limpa, que baniu a publicidade de rua em São Paulo.
No mesmo dia em que três
instalações foram dispostas
em pontos estratégicos, como
a praça da Sé (centro) e a conjunção da Heitor Penteado
com a Dr. Arnaldo (zona oeste), um comercial da fabricante de cosméticos Natura
entrou no ar na TV com menção subliminar às esculturas.
Os letreiros com as palavras "descanse", "relaxe" e
"calma", cada letra com 3 metros de altura e 70 kg, são repetidos em néon na propaganda televisiva e, para a
Emurb, abrem uma brecha na
lei. A emprega nega.
Nos painéis montados na
rua, chamados de "poesia
concreta" pelos criadores,
não há referências ao fabricante. Na TV, as mesmas palavras são mostradas, mas de
forma diferente.
"É um golpe, é divulgação
de um produto da Natura. É
uma coisa para abrirmos o
olho e tomarmos cuidado para o resto da vida. Para o Cidade Limpa fica a lição", diz Regina Monteiro, diretora da
Emurb e criadora da Lei Cidade Limpa.
Professor de comunicação
visual urbana da FAU, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Issao Minami diz ser "favorável à intervenção da arte refletida no espaço público". "Mas durmo
com um olho fechado e outro
aberto. A publicidade não pode retornar gratuitamente ao
espaço público."
Um dos artistas que criaram os letreiros gigantes, Rodrigo Araújo diz ter recebido
dinheiro da Natura em patrocínio e que foi autorizado pela
prefeitura a dispor as obras.
A Secretaria das Subprefeituras, encarregada de punir
infrações ao Cidade Limpa,
disse não poder confirmar
ontem se havia mesmo autorização ou para que período.
Como podem causar distração no trânsito, a CET também precisaria homologar.
"Não quero discutir a lei.
Não sei se estamos burlando
ou não. Não trabalhamos com
logomarca. O projeto vai continuar existindo independentemente dessa publicidade",
diz Araújo.
Em nota, a Natura confirma que apoia o projeto "Poesia Concreta", do grupo artístico Bijari, mas informa que
"não veicula sua publicidade
em mídias que interfiram na
paisagem urbana".
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