São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLHOS ABERTOS

Meta é avaliar efeito

Estudo priva atletas de sono por mais de 24 h

DO "AGORA"

Sete atletas estão participando de um estudo do Instituto do Sono, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que pretende estudar os efeitos da falta de sono no organismo. Para isso, eles têm, após mais de um dia de exercícios, apenas 20 minutos para dormir -e recomeçar as atividades.
Os voluntários são praticantes de corrida de aventura -trekking, canoagem e mountain bike- e vão ter que percorrer, até segunda-feira, 477 km em aparelhos de ginástica.
Segundo a professora de educação física Ana Karen Moreira Antunes, que conduz o experimento, a idéia é avaliar se a prática esportiva reduz os efeitos da falta de sono, como a irritabilidade e o déficit de atenção. A avaliação em laboratório começou anteontem, às 20h, e os atletas só devem dormir pela primeira vez hoje e apenas durante 20 minutos.


Texto Anterior: Minas: Médicos temem falta de sangue para cirurgia
Próximo Texto: Panorâmica - Justiça: STJ liberta condenado por furto de R$ 0,15
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.