São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo consultou 2 entidades internacionais antes de decidir por exibição de imagens

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão de veicular a fita com o manifesto do PCC foi tomada pela Globo após consultas a duas entidades internacionais de controle de riscos e segurança, além da polícia, afirma a emissora. As instituições orientaram a favor da divulgação e a polícia, contra.
"A polícia entendia que era uma decisão dramática que cabia à TV Globo, embora recomendasse mais tempo para a investigação", informou a emissora. "Para não correr o risco de perder o repórter, a Globo decidiu colocá-la no ar." A recomendação dada pelo PCC era que fosse veiculada a parte em que um integrante lê um manifesto. Por esse motivo, segundo a Globo, foi cortado o início, que mostrava armas.
A TV Globo afirma ter consultado a International News Safety Institute (INSI), entidade de segurança que assessora grupos de comunicação, e conversado com Luiza Rangel, coordenadora para a América Latina. Segundo a emissora, ela atestou que em situações de extrema emergência, quando os prazos são exíguos e quando não se têm dúvidas sobre o descompromisso dos bandidos para com a vida humana, a postura correta é ceder às exigências.
A Globo também teria entrado em contato com Tim Crocket, chefe do escritório de Atlanta do The AKE Group, empresa especializada em gestão de riscos. Crocket deu a mesma orientação que Luiza. A emissora resolveu, então, cumprir a exigência e veiculou a fita no Estado de SP, já que o problema diz respeito apenas à essa região, disse a assessoria.
Na Globo, ontem, as equipes foram às ruas acompanhadas por seguranças. Outras redes de TV estudam procedimentos de segurança. Tanto a Record como a Bandeirantes negaram ter recebido o CD. Já o SBT recebeu cópia da fita na quarta. A direção optou por não divulgá-la. A rádio CBN transmitiu a íntegra do áudio do CD na madrugada de ontem e na abertura do "Jornal da CBN".


Texto Anterior: De acordo com especialistas, emissora agiu corretamente ao exibir gravação
Próximo Texto: Leia íntegra do manifesto do PCC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.