São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro cobra mais ações para combater dengue do tipo 4

Três casos da doença foram confirmados em Roraima, os primeiros após 28 anos

DO RIO

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem que é preciso reduzir drasticamente a presença do mosquito Aedes aegypti no país para evitar a disseminação do vírus da dengue tipo 4 no próximo verão.
Nesta semana, três casos da doença foram confirmados em Roraima, os primeiros em 28 anos.
"Existem vários voos diretos de Roraima para São Paulo e outros Estados. Então, o que nós temos que fazer é nos prepararmos para, no próximo verão, termos uma redução drástica da presença do vetor", afirmou o ministro em evento na Fiocruz, no Rio.
Segundo ele, um "gabinete de crise" foi instalado em Roraima para coordenar as ações de combate no Estado, com visitas a residências e aplicação de inseticida.
Também foram emitidos alertas às secretarias municipais e estaduais do país para que reforcem as ações de controle do vetor.
"A probabilidade de que o vírus possa circular não é 100% segura. Ele pode não se expandir com a velocidade com a qual se poderia supor, mas ele pode, sim, circular pelo território nacional", disse Temporão.
Ele ressaltou que a maior preocupação é que, como o vírus não é registrado no país há muitos anos, a maioria da população não tem imunidade contra ele.
Segundo o ministro, os locais que geram maior preocupação são os que apresentaram maior incidência do mosquito nesse ano, como os Estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e alguns municípios de São Paulo.
O ministro evitou responder diretamente se havia risco de epidemia, mas afirmou que "o Brasil tem que estar preparado para qualquer probabilidade".
Ele diz que o governo irá convocar uma reunião interministerial para discutir medidas adicionais para combater a doença.


Texto Anterior: Lista das melhores operadoras
Próximo Texto: Foco: Temperaturas despencam no Sul e em SP; Centro-Oeste concentra queimadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.