São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

USP elabora programa de empréstimo de bicicletas

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Inspirada em cidades europeias, a USP implementará um sistema de empréstimo gratuito de bicicletas para uso no campus da Cidade Universitária. A universidade espera que a iniciativa comece a funcionar até o início do ano que vem.
O projeto prevê instalação de dez estações pelo campus, em que alunos, docentes e servidores (um público potencial de aproximadamente 100 mil pessoas) poderão retirar e entregar as bicicletas.
"Queremos incentivar o uso de transportes alternativos, não poluentes", disse Eduardo Barbosa, coordenador do Campus Sustentável, programa ligado à coordenação da Cidade Universitária.
Atualmente, os trajetos médios e longos dentro do campus são feitos principalmente de carro ou de ônibus circular -o sistema viário da instituição tem cerca de 60 km.
A universidade busca patrocínio para o projeto, cuja implementação tem um custo estimado em torno de R$ 500 mil.

EXPANSÃO
A ideia inicial é que haja cem bicicletas à disposição da comunidade. Com mais recursos, o programa poderá ser aberto também para pessoas que não são ligadas à universidade.
A princípio, a bicicleta poderá ser emprestada por uma hora. Depois desse período de tempo, será cobrada uma taxa. Está em análise uma forma de punir eventuais danos ou furtos.

INSPIRAÇÃO
O projeto foi criado por dois alunos da Escola Politécnica, que fizeram parte da graduação na França (Marselha e Lyon), onde há um sistema semelhante. Com a experiência no exterior, criaram o programa como trabalho de conclusão de curso.
"A Cidade Universitária é um bom laboratório para o sistema. Se funcionar, pode ser expandido para outros campi ou até para a cidade", afirmou Mauricio Villar, 25, um dos autores do projeto.


Texto Anterior: Tira-dúvidas nas escolas estaduais
Próximo Texto: Menores acusados de estupro prestarão serviço comunitário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.