São Paulo, sábado, 14 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

TRÁFICO EM GUERRA

Um dia após rebelião em Bangu 1, PM frustra ação do Comando Vermelho para assumir controle do tráfico de drogas no morro do Adeus

Grupo de Beira-Mar tenta tomar área de Uê

MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

A facção criminosa CV (Comando Vermelho) começou a agir ontem para tomar redutos do traficante Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, morto na quarta-feira pelo rival Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, no presídio de segurança máxima Bangu 1 (zona oeste).
Na madrugada, um "bonde" (comboio de traficantes armados) da favela Nova Brasília, que integra o complexo do Alemão (zona norte), tentou invadir o morro do Adeus (Bonsucesso, zona norte), principal reduto da quadrilha de Uê, que era líder da aliança entre as facções TC (Terceiro Comando) e ADA (Amigo dos Amigos).
O objetivo da ação era tomar o controle da vendas de drogas na favela, informou o delegado-titular da 21ª DP (Delegacia de Polícia), Humberto Guimarães.
Em uma das entradas do Adeus, os traficantes se depararam com policiais militares. Houve um intenso tiroteio. Uma patrulha da PM foi metralhada, assim como dez carros estacionados no local. Casas e lojas também foram atingidas. Não houve prisões. Ninguém ficou ferido. Os invasores voltaram para a Nova Brasília sem ter conseguido invadir o Adeus.
Apesar do confronto, pela manhã, apenas sete PMs estavam na favela para dar segurança aos moradores. O dirigível contratado pela Secretaria de Segurança para patrulhar a cidade sobrevoou o morro durante a manhã.
A chefe de investigações da Divisão de Entorpecentes da Polícia Civil, Marina Maggessi, previu que os choques entre as facções devem se acirrar hoje e depois. Disse não duvidar de que a ADA tentará vingar a morte de Uê.
Posteriormente, os traficantes do Adeus atiraram contra a 21ª DP. Um tiro acertou Ivan Molina, que estava em um posto de gasolina em frente à DP. Hospitalizado, ele não corre risco de morte.


Próximo Texto: Para FHC, transferência não é federal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.