UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mamada noturna é principal causa

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Pesquisa da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC (Universidade Federal do Ceará) concluiu que a amamentação noturna é a principal causa de cáries em bebês de até um ano de idade.
O estudo foi realizado durante um ano e meio no projeto Clínica de Bebê, em Fortaleza, e acompanhou 28 bebês. Logo no início do projeto, metade das crianças apresentava cárie. O que surpreendeu os pesquisadores é que os bebês sem cárie também tinham má higiene bucal. O que os diferenciava daqueles com cárie é que eles não tinham o hábito da amamentação noturna.
Entre os 14 que tinham cárie, verificou-se que a mamada noturna, seja ela no peito da mãe ou em mamadeira, era um fator determinante no surgimento das bactérias causadoras da cárie.
No mesmo estudo, foi feita uma prevenção nos bebês que não tinham dentes cariados logo no início da pesquisa. Para isso, foram desenvolvidos dois métodos. O primeiro convencional, à base de aplicação periódica de flúor, de limpeza e de uma dieta sem adição de açúcar. E o segundo com a aplicação de um verniz de clorexidina, um antimicrobiano usado com sucesso como anti-séptico.
Dos sete bebês que receberam apenas o tratamento convencional, seis tiveram cárie durante a pesquisa. Nos outros que receberam o verniz de clorexidina, apenas dois tiveram cárie.


Texto Anterior: Periodontite pode levar a nascimento de bebê prematuro
Próximo Texto: Plantão médico: Teste no pré-natal evita Aids em bebê
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.