São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Brasileiro estuda bode selvagem

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Um brasileiro está estudando a fisiologia reprodutiva do bode e da cabra selvagem árabe "Hemitrajus jayakar", espécie originária da Península Arábica, na região dos Emirados Árabes Unidos.
O médico-veterinário Eduardo Antunes Dias, do Rio Grande do Sul, PhD em sua área especializada, chefia o Laboratório de Análises Hormonais, ligado ao Departamento de Conservação da Natureza dos Emirados.
Como, nas montanhas dos Emirados e em Omã, existem apenas 2.000 desses animais, o principal foco de seu trabalho é estudar todas as fases da fecundação das cabras para, com esses dados, facilitar a reprodução dos caprinos selvagens -e, assim, evitar a extinção da espécie.
Em uma de suas pesquisas, ele observou que a gestação da cabra é de, em média, 165 dias.
A estação de reprodução começa em setembro, no outono, para 30% das cabras e, em outubro, para o restante.
Eduardo Antunes Dias, na pesquisa do comportamento hormonal dos animais, dosa metabolitos de progesterona, testosterona e cortisol a partir de amostras das fezes.
Ele evita a coleta de sangue para poupar os animais do estresse da picada da agulha e também para prevenir eventuais acidentes.


julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Conferência Pan-Árabe de Genética
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.