São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2011

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Conar libera propaganda com Gisele Bündchen

Conselho arquivou pedido do governo para suspender anúncio de lingerie

Secretaria diz que não vai recorrer; na peça, modelo aparece de calcinha e sutiã para dar má notícia a marido

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária) recomendou ontem, de forma unânime, o arquivamento do pedido de suspensão do comercial da marca de lingerie Hope, estrelado pela modelo Gisele Bündchen.
A peça publicitária foi alvo de críticas do governo federal, que argumentava que o comercial desrespeitava a condição feminina. Com a decisão, a publicidade continua liberada para veiculação.
Os membros do conselho acompanharam o voto da relatora, que considerou os estereótipos na campanha "comuns à sociedade e facilmente identificados por ela, não desmerecendo a condição feminina", segundo nota.
O pedido ao Conar partiu da Secretaria de Políticas para as Mulheres, chefiada pela ministra Iriny Lopes. Na peça, Gisele relata ao marido, por exemplo, que bateu o carro. A estratégia é classificada como "errada". Em seguida, aparece a forma "correta": a modelo repete a notícia, usando só lingerie. "Você é brasileira, use seu charme", conclui o comercial, no ar desde o dia 18.
Para o governo federal, "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual do marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas". A Hope negou qualquer intenção "sexista" na peça.
Apesar de haver a possibilidade, a secretaria informou que não recorrerá. Segundo a pasta, o fato de o Conar reconhecer a existência de estereótipos na campanha publicitária e ter levado a peça a julgamento em seu Conselho de Ética "já representou um importante avanço", pois admitiu a importância do debate.


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