São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARINGÁ
Justiça decreta afastamento de prefeito suspeito de desviar dinheiro
A Justiça determinou, ontem à tarde, o afastamento temporário do prefeito de Maringá (PR), Jairo Gianoto (PSDB), suspeito de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro da administração municipal. No final do mês passado, o prefeito Gianoto pediu licença por tempo indeterminado do cargo, justamente para tentar evitar o afastamento.
A liminar foi concedida pelo juiz Mário Seto Tekaguma, da 1ª Vara Cível de Maringá (PR), ao analisar denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual. O afastamento durará até o trâmite final da ação na Justiça.
Segundo assessores, o prefeito vai recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça, em Curitiba (PR), pois não está envolvido com as irregularidades.
Desde que Gianoto pediu licença, o presidente da Câmara Municipal, João Alves Côrrea (PMDB), responde pelo cargo. A cidade não tem vice-prefeito.
A denúncia contra o prefeito foi apresentada pelo promotor José Aparecido da Cruz, que, em investigações preliminares, apontou o desaparecimento de R$ 3,1 milhões dos cofres públicos municipais. Segundo as investigações feitas até o momento, apenas nas contas particulares do prefeito foram descobertos R$ 549 mil, depositados entre outubro de 97 e março de 99.
Segundo o relatório da Promotoria, o esquema de desvio era comandado pelo ex-secretário municipal de Fazenda Luís Antonio Paolicchi, que está foragido e teve a prisão temporária decretada. No processo estão sendo denunciados também o ex-diretor e depois secretário Jorge Aparecido Sossai, o advogado Waldemir Ronaldo Corrêa e a ex-tesoureira da prefeitura Rosimeire Castelhano Barbosa. Eles negam as acusações.
O prefeito se defende, dizendo que fora enganado pelo seu ex-secretário da Fazenda.
(DA AGÊNCIA FOLHA)



Texto Anterior: Panorâmica: Ecovias programa operação especial para o Dia da Proclamação da República
Próximo Texto: Secretária diz que jornalista alugou imóvel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.