São Paulo, segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclone deixa cidades gaúchas sem energia no final de semana

A luz foi completamente restabelecida ontem; no sábado, 61 mil casas chegaram a ficar sem luz devido aos temporais

Locais mais afetados pela tempestade foram a região metropolitana de Porto Alegre, o entorno de Pelotas e o litoral do Estado


MARIANA IWAKURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de o Estado ter sido atingido por um ciclone anteontem, cidades do Rio Grande do Sul sofreram com apagões durante o fim de semana. No sábado, 61 mil casas chegaram a ficar sem energia elétrica em decorrência dos temporais.
Em 5.100 imóveis, a luz só foi restabelecida pela companhia de energia por volta das 21h de ontem. Os locais mais afetados foram a região metropolitana de Porto Alegre, o entorno de Pelotas (258 km da capital) e o litoral, segundo a distribuidora CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica). A concessionária é responsável pelas regiões sul e sudeste do Estado.
Os ventos atingiram 98,6 km/h na sexta-feira e 76 km/h no sábado, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que tem 35 estações medidoras no Rio Grande do Sul. Foram registrados alagamentos e quedas de árvores em várias cidades gaúchas.
As temperaturas caíram após a passagem do ciclone. A mínima registrada ontem foi de 8,8C, em São José dos Ausentes (nordeste do Estado). Em Porto Alegre, a temperatura mais baixa foi de 15,8C. Ontem, o ciclone já tinha se afastado da costa do Estado.

Prejuízos
O Rio Grande do Sul vem sofrendo com temporais há mais de um mês. Dos 496 municípios gaúchos, 180 já decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Ontem, a Defesa Civil contabilizava 6.322 desalojados e 3.811 desabrigados. Desde novembro, oito pessoas morreram.
No início de dezembro, o governo estadual estimou prejuízos de R$ 4,5 bilhões em infraestrutura e agricultura em decorrência dos temporais.
A Secretaria de Estado da Saúde informou no fim de semana que fechou um acordo com o Ministério da Saúde para que sejam repassados R$ 50 milhões para ajudar os municípios gaúchos que decretaram situação de emergência. Segundo a pasta, o valor será destinado à reconstrução e ao reforço da rede de atendimento básico e hospitalar das cidades.
A previsão da meteorologia para os próximos dias não indica chuva forte. A temperatura máxima hoje deve ser de 30C no Estado, segundo o Inmet.


Colaborou a Folha Online

Texto Anterior: Polícia: Três morrem durante tiroteio em festa cigana
Próximo Texto: Chuvas levam à interdição de 2 rodovias em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.