São Paulo, terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Já começou

Cidade inicia período de temporais com 80 pontos de alagamento, carros submersos e Tietê no limite

Fabio Braga/Folhapress
Cruzamento alagado na Lapa, zona oeste de SP

EDUARDO GERAQUE
ANDRÉ MONTEIRO

DE SÃO PAULO

O alerta saiu do laboratório de Hidrometeorologia da USP às 15h50. Cerca de duas horas depois, todas as regiões da cidade de São Paulo registravam alagamentos -foram 80 pontos no total.
Ao menos 15 semáforos ficaram apagados. Carros foram cobertos pelas águas. Um ponto de ônibus desabou na Barra Funda (zona oeste).
O congestionamento no pico da tarde chegou a 156 km, 18% dos 868 km medidos pela CET -a média no horário é perto de 120 km.
Os transtornos marcam o início dos temporais de verão, período do ano que oficialmente começa na terça, dia 21, e que vai até março.
Se a previsão é de que o caos seja menor que o do verão passado, quando choveu muito acima da média na temporada, chuvas torrenciais concentradas em poucas horas podem se repetir.
Como as grandes avenidas estão perto dos rios e córregos, basta chover forte por pouco tempo para que haja grande alagamentos.
O rio Tietê registrou estado de emergência (última etapa antes do transbordo).
No aeroporto de Congonhas, na zona sul, pousos e decolagens ficaram parados das 17h15 até as 17h46.
Os trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tiveram que circular mais devagar nos trechos em que os trilhos não são enterrados.
Não há registro de vítimas.


Próximo Texto: Córrego da Mooca enche e cobre carros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.