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Novo edital dá mais poderes para as empresas de ônibus
CHICO DE GOIS
da Reportagem Local
O edital de licitação para a concessão do sistema de transporte,
que a prefeitura começa a vender
na segunda-feira, admite o envelhecimento da frota e dá amplos
poderes para as empresas modificarem as linhas e intervalos. O novo sistema deverá entrar em vigor, na prática, no próximo ano.
Pelo edital, a idade máxima admitida para ônibus comum será
de 10 anos -atualmente, é de oito. Para os biarticulados, a idade
subirá dos atuais 10 anos para 12.
O presidente da SPTrans (São
Paulo Transporte), Pedro Luiz de
Brito Machado, disse que a idade
média da frota é de seis anos.
Machado acredita que as empresas não têm interesse em colocar ônibus velhos para rodar. "Os
veículos podem quebrar no meio
do caminho e, quando isso ocorre, a empresa é multada, o que gera perda de receita."
O novo modelo de transporte,
previsto no edital, concede autonomia às empresas para alterar as
linhas e intervalos. Essas mudanças, segundo Machado, terão de
ser aprovadas pela SPTrans. "A
empresa municipal será passiva e
não ativa", afirmou.
De acordo com Machado, as
empresas vencedoras da licitação
não poderão modificar as linhas
durante os primeiros três meses.
Haverá um problema prático a resolver. Como a licitação dividiu a
cidade em oito setores, mais uma
zona neutra, que é a região central, haverá algumas linhas que
serão intersetoriais, isto é, ultrapassarão a área para a qual ganharam a concorrência.
Nesses casos, segundo Machado, as concessionárias terão de
entrar em acordo sobre a divisão
do serviço. Caso contrário, a solução provável será a interligação
no centro, o que levará o passageiro a gastar mais tempo, uma vez
que terá de descer de um ônibus
para pegar outro.
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