São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

História e clima atraem cariocas a cidades atingidas

DO RIO

As três cidades mais castigadas pelas chuvas desta semana são conhecidos refúgios de veraneio de cariocas. Juntas, as três cidades correspondem a 2,85% do PIB do Estado do Rio.
Nova Friburgo, com 182 mil habitantes, tem a segunda maior rede hoteleira do Estado. Fundada em 1818, foi colonizada por suíços, a primeira colônia não portuguesa do Brasil. A 136 km do Rio, tem as menores médias de temperatura do Estado (16ºC anuais).
O setor de serviços domina quase 80% da economia. A confecção de moda íntima reúne quase 70% das fábricas da cidade.
Petrópolis, a 68km do Rio, é a maior cidade da região, com quase 300 mil habitantes. Foi construída pelo imperador dom Pedro 2º e por isso o apelido de "cidade imperial".
O distrito de Itaipava, o mais atingido pelas chuvas, concentra casas de veraneio de famílias abastadas cariocas. Muitas pousadas se espalham por todo o município. É o mais industrial dos três, com cerca de 30% de sua economia no setor.
A principal atração de Teresópolis -cidade de 164 mil habitantes a 91km- é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde fica o Dedo de Deus, conhecido cartão postal fluminense.
Também forte nos serviços e no turismo, Teresópolis, é uma grande fornecedora de hortaliças. A região abaste 40% do mercado fluminense, movimentando R$ 850 milhões ao ano.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tempestade também atingiu casas em terrenos legalizados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.