São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Após protesto, apresentação do Nova Luz é cancelada

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

Após protesto que teve passeata e fechamento de lojas na região da rua Santa Ifigênia, a audiência pública de apresentação do projeto preliminar de revitalização da região, batizada de Nova Luz, foi cancelada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem.
Lojistas do entorno abaixaram as portas e se reuniram por volta das 15h, para protestar contra o projeto, que prevê a demolição de 30% da área conhecida como cracolândia. Trabalhadores temem ficar desempregados, e lojistas, perder o comércio.
Acompanhados de carro de som, apitos e nariz de palhaço, eles seguiram em passeata até a Fatec, na avenida Tiradentes, onde ocorreria a audiência pública.
"O objetivo do protesto é mostrar que aqui não é cracolândia. Aqui tem trabalhadores e uma história de mais de 200 anos", afirmou Paulo Garcia, presidente da ACSI (Associação dos Comerciantes da Santa Ifigênia).
Segundo a Polícia Militar, mesmo sob chuva, cerca de 1.100 pessoas participaram do início da passeata, que interditou diversas ruas.
Com capacidade para 350 pessoas, o auditório da Fatec ficou lotado. Alertado pela PM sobre a impossibilidade de garantir a segurança se mais pessoas participassem, o secretário decidiu cancelar a audiência após a presença de 400 pessoas.
"Foi motivo de segurança. Despertou interesse muito grande. A gente não podia arriscar a fazer. Vamos remarcar o quanto antes e tentar fazer em um lugar maior", afirmou Bucalem.
O secretário municipal afirma que o andamento do projeto não será prejudicado.
Os manifestantes, no entanto, comemoraram. "Eles nunca ouviram a gente. Na Santa Ifigência, nunca se faz um negócio com a porta fechada. Agora vamos ver a proposta deles. Se for bom pra gente, tudo bem. Se não for, nós não vamos deixar", afirmou o vice-presidente da ACSI, Luiz Cláudio Vieira.
A Nova Luz contempla as 45 quadras delimitadas pelas avenidas Cásper Líbero, Ipiranga, São João, Duque de Caxias e rua Mauá.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Táxi fica 19% mais caro a partir de hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.