UOL


São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e também na Bahia e no Tocantins

Horário de verão acaba hoje à meia-noite

DA REDAÇÃO

Termina hoje o horário de verão, que vigorou nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, na Bahia e no Tocantins. Às 24h, os relógios devem ser atrasados em uma hora nessas regiões.
O horário de verão do biênio 2002/2003 começou em 3 de novembro. A edição anterior teve início em 13 de outubro de 2001.
O atraso no início da edição atual foi para não tumultuar o processo eleitoral com a mudança de horário, que só ocorreu uma semana após o 2º turno. A edição 2002/2003, que durou 105 dias, foi a mais curta desde a dos anos 1992/1993.
A previsão de 4% de redução na demanda por energia no horário de maior consumo, entre 17h e 22h, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foi confirmada pelo resultado preliminar. Se incluídos o Tocantins e a Bahia, a redução de demanda chega a 4,5%.
Bahia e Goiás chegaram a conseguir liminares para não aderir ao horário, mas elas foram derrubadas na véspera da mudança.
Além da redução da demanda de energia -que é a quantidade máxima de energia gasta no chamado horário de ponta-, o outro objetivo é a economia de energia, que na edição 2002/2003, segundo dados preliminares, foi de apenas 0,2% -a meta era 0,6%.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Fé: Araxá inaugura santuário de Fátima projetado por Ruy Othake
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.