São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado cria novos circuitos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O pólo ecoturístico Caminho do Mar integra um projeto do governo do Estado, em execução, de implantação de circuitos turísticos na maioria das regiões. O litoral está contemplado com outros dois -o Caminhos de Anchieta, uma versão local do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e o Circuito dos Fortes.
O primeiro pretende recuperar as trilhas litorâneas percorridas pelo padre José de Anchieta no século 16. O segundo propõe visitas integradas a oito fortalezas históricas construídas entre os séculos 16 e 20 em Santos, no Guarujá e em Bertioga. Em ambos os casos, a resolução de criação dos circuitos está assinada. A previsão para o início das operações turísticas é de três meses.
Além desses, foram criados ou se encontram em fase de formulação dos projetos outros oito, dos quais um está em funcionamento. É o Circuito das Frutas, que reúne 12 cidades das regiões de Atibaia, Bragança Paulista e Campinas. Dos que estão em processo de implantação, o mais adiantado é o dos Bandeirantes (oito municípios na região de Itu).
Definido o formato administrativo do programa, o Estado concede a exploração por meio de concorrência pública ou cessão aos municípios. Nos casos dos circuitos das Frutas e dos Bandeirantes, optou-se pela criação de consórcios de prefeituras para gerenciar os programas.
Até o final deste ano, está prevista a criação dos circuitos Café com Leite, das Águas, do Rio Aguapeí, de Aventura e Lazer, Ecoturístico do Vale do Ribeira e da Hidrovia Tietê-Paraná. (FS)


Texto Anterior: Caminho do mar: Estrada Velha reabre para passeios a pé
Próximo Texto: ONG deve gerenciar turismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.