São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARQUITETURA

Viaduto Santa Ifigênia ganha nova iluminação

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cantado por Adoniran Barbosa como "bonito", o viaduto Santa Ifigênia e sua arquitetura do início de século vão receber neste ano uma iluminação futurista, que vai destacar as linhas do "art nouveau" da estrutura de 225 metros suspensa sobre o Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.
O Santa Ifigênia foi concluído em 1913, após mais de duas décadas de estudos. O projeto é dos italianos Giulio Michetti e Giuseppe Chiapori.
O viaduto será o primeiro de uma série de monumentos que serão iluminados por LEDs (diodos emissores de luz, na tradução do inglês) em um plano formulado para ser aplicado a partir deste ano em todo o centro histórico da cidade.
A nova concepção pretende tornar a luzes um ingrediente a mais para destacar as estruturas -o segundo local da lista são os Arcos do Jânio, em uma alça da avenida 23 de Maio- e edifícios centrais.
Ao custo estimado em até R$ 400 mil, serão iluminados o entorno dos arcos e a borda inferior do tabuleiro do viaduto, com luz âmbar, para manter a tonalidade da estrutura.


Texto Anterior: São Paulo: Incêndio pára o trânsito na av. Pacaembu
Próximo Texto: Três jovens são mortos na 10ª chacina do ano em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.