São Paulo, terça-feira, 15 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Menina morre após cair de brinquedo em Hortolândia

Estudante de 14 anos caiu de uma altura de 5 m; testemunha disse à polícia que trava da cadeira não funcionava

Robson Ventura/Folhapress
Brinquedo escorado com madeira em Hortolândia (SP)

CAIO DO VALLE
DO "AGORA"

A estudante Renata Aurélia Vieira Menchão, 14, morreu na noite de sábado quando brincava em um parque de diversões itinerante em Hortolândia (109 km de SP).
Assim que o aparelho foi acionado, a jovem caiu de uma altura de 5 m e, em seguida, foi atingida pelo equipamento e arrastada. A polícia investiga se houve falha humana ou mecânica.
O inquérito para apurar a ocorrência, registrada como homicídio culposo (sem intenção), foi aberto ontem.
Segundo relato de uma testemunha à polícia, a trava na cadeira em que a menina estava no brinquedo Space Loop não fechava -o equipamento, com as pessoas sentadas, sobe e, já no alto, gira em torno de si mesmo.
"Estamos aguardando o resultado do exame pericial, do Instituto de Criminalística, e mais provas testemunhais", disse o delegado-assistente José Leandro Moreira Falkine.

SÓ PERÍCIA
O administrador do parque Fifa, Pedro Abade Coutinho Neto, 54, disse ontem que a perícia é a única que poderá apontar a causa. "Não sei se foi erro humano, não posso falar nada. É preciso se basear no inquérito e no laudo", disse, por telefone.
De acordo com Falkine, um encarregado do parque, cujo nome não foi divulgado, negou "categoricamente" ter havido uma falha mecânica.
Segundo Coutinho, que deve ser ouvido amanhã pela polícia, o parque não dará assistência financeira à família da menina. "O parque vai dar apoio moral à família. A família tem de correr atrás do que interessa para ela na Justiça."
"Eu estava lá na hora em que os peritos fizeram os testes. A trava de segurança estava com defeito. Ela não descia até o fim do colo. A própria perita conseguiu sair com a trava abaixada. Além disso, a grade estava aberta", disse Ana Paula do Império, 26, irmã de Renata.
Instalado desde o dia 25 em Hortolândia, o parque foi interditado ontem pela prefeitura. O brinquedo já havia sido fechado pela Defesa Civil local no sábado.
Nota da prefeitura informou que a documentação do parque está em ordem, mas "as primeiras avaliações apontam negligência no funcionamento do brinquedo".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Vazamento de imagens derruba delegado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.