São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva deixa metade da PB em estado de emergência

Sousa já tem mais de 3.500 desalojados e desabrigados

João Fábio
Moradores usam bote improvisado; Paraíba tem 112 municípios em situação de emergência


CÍNTIA ACAYABA
SÍLVIA FREIRE

DA AGÊNCIA FOLHA

A Paraíba registra 112 municípios em estado de emergência por causa das chuvas -o Estado tem 223 cidades. Cerca de 18 mil desabrigados e desalojados devem começar a receber hoje 115 toneladas de alimentos. A Secretaria Nacional de Defesa Civil fará a distribuição. Com mais de 3.500 pessoas desalojadas e desabrigadas, a cidade de Sousa (a 436 km de João Pessoa) contabiliza mais prejuízos -seguida de São João do Rio do Peixe, com 2.650 pessoas atingidas. Ao menos 259 barragens, das cerca de 10 mil do Estado, acabaram se rompendo com a força da água. No entanto, segundo a Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), apenas duas das barragens que cederam são públicas e fazem o abastecimento das cidades. Apesar das enchentes, a Secretaria da Saúde da Paraíba não registrou um aumento significativo das doenças.

Maranhão
No Maranhão, onde há cerca de 40 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, começam a surgir casos de conjuntivite viral.
Segundo o superintendente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Henrique Jorge dos Santos, entre 30 e 40 casos da doença foram notificados entre moradores que estão em abrigos em Trizidela do Vale e Pedreiras (280 km de São Luís). De acordo com o superintendente, a aglomeração de pessoas e os problemas com a higiene nos abrigos facilitam a transmissão da doença.
No Estado, 44 municípios já decretaram situação de emergência ou de calamidade pública. Seis pessoas já morreram. O número de afetados pelas chuvas no Nordeste subiu para 540.790 pessoas. O balanço anterior, do Ministério da Integração Nacional, apresentado na semana passada, apontava 415.591 pessoas. O Ceará concentra o maior número: são 241.584 afetados.


Colaboraram KARIN BLIKSTAD e PABLO SOLANO , da Agência Folha


Texto Anterior: Saúde: Hospital apenas para homens começa a operar hoje em SP
Próximo Texto: Chuva em SP deve seguir nos próximos dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.