São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Caetano lança programa de reuso de água

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Caetano do Sul (ABC Paulista) será a primeira do país a ter um programa municipal para reuso de água.
A cidade, de pouco mais de 140 mil habitantes, recebe da Sabesp, mensalmente, 6,8 trilhões de litros. A expectativa é economizar, inicialmente, cerca de 30 mil litros de água potável por mês.
A redução será possível quando atividades como regar jardins, lavar ruas e carros, desobstruir canais pluviais e apagar incêndios passarem a ser realizadas com água de reuso, e não com água potável (que já foi tratada).
A água de reuso é produzida sem que se recorra aos mananciais. Ela é o que sobra do esgoto após ele ter sido tratado. Os efluentes recolhidos em São Caetano vão para a Estação de Tratamento (ETE) do ABC, da Sabesp, que ficará responsável pelo fornecimento da água "reciclada".
Ao optar pelo reuso, São Caetano começa a se precaver. A cidade está na área do sistema Cantareira, que está ameaçado de racionamento ainda neste mês.
A medida trará ganhos econômicos. Mil litros de água potável custam R$ 0,58. Igual volume de água de reuso custa R$ 0,30.
A empresa negocia a implantação do reuso também na capital e em Barueri (Grande SP). O acordo só se torna viável em municípios localizados nas proximidades das estações de tratamento de esgoto. (MV)


Texto Anterior: Abastecimento: Governo de SP quer reduzir consumo
Próximo Texto: Panorâmica - LBV: INSS recomenda que não seja renovado o certificado de filantropia da entidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.