São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MANAUS

Aplicação de inseticida é suspensa
Uma orientação do Ministério da Saúde levou a Secretaria da Saúde do Amazonas a suspender, há duas semanas, a aplicação do inseticida de combate ao mosquito que transmite a dengue nas residências de Manaus.
O objetivo é esclarecer se o inseticida, que era misturado com óleo diesel e pulverizado em máquinas de ar quente, foi o responsável pelo surto de pneumonia atípica -uma doença rara que compromete o aparelho respiratório.
Segundo o epidemiologista Fernando Ribeiro de Barros, do Cenepi (Centro Nacional de Epidemiologia), durante a investigação do surto, a equipe de especialistas detectou problemas na aplicação do inseticida em três regiões da cidade.
"Verificamos que o inseticida foi jogado no interior das casas, quando deveria ter sido aplicado fora delas", disse Barros. "Alguns casos [da doença" podem estar relacionados a esses fatores, mas ainda não temos a comprovação."
A doença atingiu cem pessoas entre março e abril, segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Os doentes apresentavam dores no tórax, falta de ar, tosse seca e febre. Diferentemente de pneumonias tradicionais, não havia formação de muco. Não houve registro de mortes.


Texto Anterior: Justiça: Juíza determina indenização a fotógrafa
Próximo Texto: Câncer: Instituto de São Paulo esclarece dúvidas sobre a doença pela internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.