São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transferência de vôos não evita os atrasos e cancelamentos

DA REPORTAGEM LOCAL

A transferência e o cancelamento de 21,5% (167) dos 778 vôos operados em Congonhas não foram suficientes para evitar uma série de atrasos, cancelamentos e reclamações de passageiros no primeiro dia das obras de reconstrução da pista principal do aeroporto.
Pela manhã, segundo as empresas e a Infraero (estatal que administra os aeroportos), uma chuva fina provocou a transferência para outros aeroportos de pelo menos 22 outros pousos previstos para Congonhas.
O desvio foi necessário por medidas de segurança, segundo as empresas, porque o aeroporto está operando apenas com a pista auxiliar, que é cerca de 500 m mais curta que a principal (a auxiliar tem 1.436 m e a principal, 1.939 m).
Nessas condições, além do risco do pouso com a aeronave lotada, a decolagem também fica comprometida porque os tanques de combustível estão cheios.
O vôo JJ 3543 da TAM, de Brasília a São Paulo, foi desviado para Ribeirão Preto (314 km de SP) por excesso de tráfego nos aeroportos mais próximos, como de Guarulhos e Campinas. Após abastecer, o avião voltou a São Paulo. Com isso, os passageiros, que deveriam chegar a SP às 9h10, só conseguiram desembarcar às 11h20.
No boletim divulgado pela Infraero às 18h, dos 229 vôos programados para o aeroporto de São Paulo, 23% (53) sofreram atraso. Outros nove foram cancelados.
Durante a noite, o aeroporto foi fechado das 20h05 às 20h30 em razão de chuva forte e pelo menos mais quatro pousos foram transferidos para Guarulhos e Campinas. No site da Infraero, apareciam 25 vôos atrasados às 21h50.
Na semana passada, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) havia autorizado a transferência de 51 vôos para Guarulhos. Outros 106 foram cancelados temporariamente, enquanto durarem as obras -a previsão é de 45 dias.
Atualmente, o aeroporto está com 28 a 33 operações (pouso e decolagem) por hora, contra as 48 de média em dia normal, todas feitas na pista auxiliar.
Um dos principais problemas de Congonhas atualmente é a necessidade de fechamento para pousos e decolagens em caso de chuvas fortes.
Isso porque a pista auxiliar, entregue na semana passada, ainda não tem o sistema de segurança, o chamado "grooving" -ranhuras na pista para auxiliar o escoamento de água. O sistema será implantado dentro de 40 dias, segundo a Infraero. (RP)


Texto Anterior: Infraero investiga Infraero por falta de obra
Próximo Texto: Sob Lula, gasto da Infraero com publicidade sobe 184%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.