São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2007

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Sob Lula, gasto da Infraero com publicidade sobe 184%

Percentual corresponde à comparação entre o 1º governo Lula e o último de FHC

Em valores corrigidos, empresa gastou R$ 19 milhões entre 2003 e 2006; de 1999 a 2002, despesas foram de R$ 6,7 milhões

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

A Infraero elevou em 184% seus gastos com publicidade no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2006, em comparação com o segundo e último mandato de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002.
De acordo com levantamento feito pela Folha com base em dados divulgados pelo governo federal, a empresa que administra os aeroportos brasileiros gastou R$ 19 milhões nos últimos quatro anos, contra R$ 6,7 milhões do período FHC. Os valores estão atualizados com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de março passado.
No ranking dos investimentos em mídia da administração e de empresas que não concorrem no mercado, sem incluir a publicidade legal, produção e patrocínio, a Infraero ocupa a sétima colocação, atrás da própria Secom (Secretaria de Comunicação de Governo), do Ministério da Saúde, da Eletrobrás, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de Furnas e do Ministério do Turismo.
Em valores deflacionados, a Infraero gastou R$ 17,6 milhões em propaganda nos quatro primeiros anos do governo Lula. Na gestão FHC, sem correção, foram R$ 4,4 milhões.
Os valores do governo Lula chamaram a atenção da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que, a partir de um requerimento do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), deverá pedir informação sobre o caso.
"Considero esse aumento brutal indício grave que, na atual conjuntura, precisa ser analisado", disse Nogueira.
A Infraero alega que os investimentos em publicidade estão dentro da margem recomendada pelo mercado e que eles acompanham o crescimento do movimento de passageiros e cargas nos aeroportos brasileiros.
A empresa, vinculada ao Ministério da Defesa, não informou quais foram seus investimentos em outras áreas, como infra-estrutura, no período. Em 2005, auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) apontou indícios de irregularidades em contratos da Infraero com agências de publicidade. O processo ainda está em análise.
Nos últimos nove anos, os picos de investimento da Infraero em publicidade ocorreram em 2004 e em 2005. No primeiro, a empresa gastou, em valores não corrigidos, R$ 6,3 milhões. No ano seguinte, o valor ficou em R$ 6,4 milhões.
Durante o segundo mandato de FHC, os maiores gastos ocorreram em 1999 e 2000: R$ 1,3 milhão em cada um deles.
Segundo os dados da Secom, a gestão FHC anunciou apenas em jornais e revistas, enquanto, desde 2004, a Infraero investe ainda em TVs e outdoors.


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