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Sob Lula, gasto da Infraero com publicidade sobe 184%
Percentual corresponde à comparação entre o 1º governo Lula e o último de FHC
Em valores corrigidos, empresa gastou R$ 19 milhões entre 2003 e 2006; de 1999 a 2002, despesas foram de R$ 6,7 milhões
JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL
A Infraero elevou em 184%
seus gastos com publicidade no
primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2006, em comparação com o segundo e último
mandato de Fernando Henrique Cardoso, de 1999 a 2002.
De acordo com levantamento feito pela Folha com base
em dados divulgados pelo governo federal, a empresa que
administra os aeroportos brasileiros gastou R$ 19 milhões
nos últimos quatro anos, contra R$ 6,7 milhões do período
FHC. Os valores estão atualizados com base no IPCA (Índice
de Preços ao Consumidor Amplo) de março passado.
No ranking dos investimentos em mídia da administração
e de empresas que não concorrem no mercado, sem incluir a
publicidade legal, produção e
patrocínio, a Infraero ocupa a
sétima colocação, atrás da própria Secom (Secretaria de Comunicação de Governo), do
Ministério da Saúde, da Eletrobrás, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de Furnas e
do Ministério do Turismo.
Em valores deflacionados, a
Infraero gastou R$ 17,6 milhões em propaganda nos quatro primeiros anos do governo
Lula. Na gestão FHC, sem correção, foram R$ 4,4 milhões.
Os valores do governo Lula
chamaram a atenção da Comissão de Fiscalização Financeira
e Controle da Câmara dos Deputados, que, a partir de um requerimento do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), deverá
pedir informação sobre o caso.
"Considero esse aumento
brutal indício grave que, na
atual conjuntura, precisa ser
analisado", disse Nogueira.
A Infraero alega que os investimentos em publicidade
estão dentro da margem recomendada pelo mercado e que
eles acompanham o crescimento do movimento de passageiros e cargas nos aeroportos
brasileiros.
A empresa, vinculada ao Ministério da Defesa, não informou quais foram seus investimentos em outras áreas, como
infra-estrutura, no período.
Em 2005, auditoria do TCU
(Tribunal de Contas da União)
apontou indícios de irregularidades em contratos da Infraero
com agências de publicidade. O
processo ainda está em análise.
Nos últimos nove anos, os picos de investimento da Infraero em publicidade ocorreram
em 2004 e em 2005. No primeiro, a empresa gastou, em
valores não corrigidos, R$ 6,3
milhões. No ano seguinte, o valor ficou em R$ 6,4 milhões.
Durante o segundo mandato
de FHC, os maiores gastos
ocorreram em 1999 e 2000: R$
1,3 milhão em cada um deles.
Segundo os dados da Secom,
a gestão FHC anunciou apenas
em jornais e revistas, enquanto, desde 2004, a Infraero investe ainda em TVs e outdoors.
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