UOL


São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO
Remédio do coração pode controlar infecção

JULIO ABRAMCZYK

O que têm em comum duas drogas, uma para o coração e outra usada no tratamento de infecções por fungos? Aparentemente, nada.
Entretanto, experiências em laboratório realizadas na Faculdade de Medicina Johns Hopkins, EUA, sugerem que o uso concomitante da amiodarona (droga que trata as irregularidades do ritmo cardíaco) com o fluconazol (usado no tratamento de infecções por fungos) é promissor no tratamento de infecções crônicas por fungos.
O professor Rajini Rao, da Johns Hopkins, relata no "Journal of Biological Chemistry" que o fluconazol impede o crescimento dos fungos, mas não os mata, enquanto a amiodarona atua no cálcio celular. O mais importante, explica, é que a amiodarona e o fluconazol ou miconazol são sinérgicos, destruindo mais fungos juntos do que atuando cada um separadamente.
Doses baixas da amiodarona combinadas com fluconazol mataram 95% de dois fungos patogênicos (Cândida albicans e Crytococcus neoformans) em experimentos de laboratório. Quando usadas isoladamente, fluconazol cortou o crescimento em 25%; amiodarona, apenas 10%.
As infecções por fungos geralmente são fáceis de serem tratadas, exceto em pacientes imunodeprimidos. Daí a importância do sinergismo dessas duas drogas nesses pacientes.

Texto Anterior: Saúde: Ginástica facial reduz flacidez e rugas
Próximo Texto: Mulheres médicas: Associação tem nova diretoria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.