São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÚLTIMA MODA 29ª SÃO PAULO FASHION WEEK

Mecanismos de estilo

"Laranja Mecânica" de Alexandre Herchcovitch e robôes de Gloria Coelho dão um sopro gelado no verão da São Paulo Fashion Week

VIVIAN WHITEMAN
EDITORA-INTERINA DE MODA

Uma elegância fria e calculada deu o tom do último dia de desfiles da São Paulo Fashion Week. Na coleção de Gloria Coelho e na passarela masculina de Alexandre Herchcovitch, o calor deu lugar a um frio na espinha. O homem de Alexandre Herchcovitch para o verão 2011 não é nada solar. É sexy, mas cheio de truques um tanto sombrios e perversos.
A coleção evoca a figura doce de Carlitos, a grande criação de Charles Chaplin, para depois transformá-la no psicopata Alex, do filme "Laranja Mecânica".
Há também referências ao herói sem rosto (face coberta por uma maçã verde) do quadro "Le Fils de L'Homme", autorretrato pintado por René Magritte (1898-1967). As três figuras usam chapéus-coco semelhantes -altos, dão a ilusão de uma grande cabeça, de um cérebro desproporcional.
A elegância é a dos dândis ingleses, muito alinhados em belos casacos, calças curtas, coletes e túnicas. O dourado dá cor ao nylon e a alguns tecidos acetinados. Como nem tudo o que reluz é ouro, esses moços finos e elegantes cultivam uma atitude cheia de marra e levam tacos de beisebol a tiracolo.
A roupa vira mecanismo de virilidade e a look impecável, arma e escudo da gangue dos "finos e perigosos". Gloria segue com sua pesquisa sobre armaduras de vestir, levando-a a um novo nível de sofisticação.

ROBÔS COM LEVEZA
As modelos caminham forçando movimentos robóticos, para ressaltar o tanto máquina da coleção, inspirada livremente, entre outras coisas, em freezers.
Aos poucos, as moças de Gloria mostram que não são robozinhos duros e tão impenetráveis assim. A estilista abre frestas nas calças e nas jaquetas, compostas por camadas de fitas ou de tiras de cetim. A dureza aparente é feita de tecidos ultraleves.
A coleção da estilista guarda ainda outras sutilezas relacionadas à oposição entre proteção e exposição. Alguns looks são bordados com cristais que imitam gelo. Quem sabe, na próxima temporada, essas moças revelem alguma brasa escondida sob essa frieza chique.

Acompanhe a cobertura da SPFW

ultimamoda.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Antônio Lopes de Sá (1927-2010): O produtivo contador que já atendeu 2.000 clientes
Próximo Texto: Falsa pelada da Neon se sentiu "coberta de joias"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.