São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Traumas físicos e emocionais podem "ativar" surtos em pacientes de esclerose

DA REPORTAGEM LOCAL

Um trauma ou uma situação de estresse podem levar à precipitação de surtos em pacientes com esclerose múltipla, diz o professor de neurologia da Unifesp Cícero Galli Coimbra.
Ele diz que um trauma -físico ou emocional- pode ter o efeito de ativar o sistema imunológico. "É muito comum que mulheres recém-separadas, por exemplo, apresentem uma exacerbação da esclerose", diz.
Coimbra menciona um estudo divulgado em 2002 que acompanhou 23 pacientes do sexo feminino por um ano. Foi identificado que 85% dos surtos sofridos por essas pacientes foram precedidos por traumas ou estresse. A pesquisa levou em consideração situações como violência física, acidente de trânsito, começo de um novo emprego e decepção com desempenho do filho na escola.
"Se o paciente com esclerose múltipla conseguir se estabilizar emocionalmente, as chances de evitar um surto são maiores", diz.
De acordo com o chefe do ambulatório de esclerose múltipla do hospital da Universidade de Santo Amaro (SP), Leandro Calia, é possível, no dia-a-dia, associar o trauma físico e emocional aos surtos de esclerose. "Mas esse é um assunto pouco estudado. Essa pesquisa tem uma abrangência reduzida. É difícil afirma até que ponto existe essa relação." (PA)


Texto Anterior: Passei por isso: "Fiquei cinco anos sem saber o que eu tinha de fato"
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.