São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Risco de morte em obeso operado é menor

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Um estudo sobre obesos e muito obesos operados do coração mostra menor risco de morte aos simpáticos gordinhos após a cirurgia do que aos pacientes de peso normal.
Essa observação contraria estudos que associaram o excesso de peso a fatores de risco para morte precoce. A pesquisa, com 1.676 pacientes (551 com peso normal; 824 com sobrepeso e 292 obesos ou muito obesos), analisa o impacto da obesidade no resultado do tratamento da insuficiência coronária pela cirurgia de ponte de safena.
No "European Heart Journal" de junho, o médico Heinz Buettner, do Centro Cardiológico de Krozingen, Alemanha, e colaboradores relatam que, após três anos de acompanhamento pós-operatório, o número de mortes nos obesos e muito obesos foi a metade do número de mortes de pacientes com peso normal.
O estudo descreve apenas a associação entre obesidade e sobrevida após a cirurgia de revascularização do miocárdio, sem identificar a causa do resultado favorável ao obeso nos primeiros três anos do período pós-operatório. Entre as hipóteses para o resultado está o fator idade, já que os obesos são mais jovens.
Estudo de 2001, feito no pronto-socorro da Clínica Mayo, em Rochester (EUA), relacionando obesidade à idade de pacientes atendidos com infarto mostra que os pacientes obesos e com sobrepeso eram mais jovens que os infartados de peso normal.

julio@uol.com.br

TESE DE DOUTORADO DE MÉDICO VIRA LIVRO
A Editora Casa do Psicólogo (0/xx/11/3034-3600) lançou o livro "Um Monge no Divã", do médico David Léo Levisky. A obra, com prefácio de Renato Mezan, é a tese de doutorado do autor com base na autobiografia do monge Guibert de Nogent, que viveu na França de 1055 a 1125. Levisky analisa aspectos da transição da infância e da adolescência de Guibert para a vida adulta.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Prostitutas e mendigos voltam ao Pelourinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.