São Paulo, sábado, 15 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

"Castelinho" tombado é alvo de disputa judicial

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Patrimônio histórico tombado em 2004, o Castelo da rua Apa, na esquina com a avenida São João, no centro de São Paulo, se tornou alvo de uma disputa judicial.
A Associação Preserva SP entrou com uma ação civil pública na qual pede que a União faça a desocupação e a restauração do prédio.
Desde 1997, o lugar funciona como sede do projeto social Clube de Mães do Brasil. "O Castelo me foi cedido pela União, mas ninguém podia restaurar, porque ele é tombado. É um absurdo pedirem o prédio", diz a presidente Maria Eulina Reis. A juíza Gisele Bueno da Cruz determinou a inclusão da defesa da entidade ao processo.
A ONG argumenta que entrou com um pedido de liberação do restauro no Conpresp (conselho municipal de preservação do patrimônio), em novembro. "O que mais nos deixa indignados é que eles ignoram o serviço social prestado", diz a advogada da entidade, Nanci Rowlands. A instituição trabalha com moradores de rua. (ANA SOUSA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rio: Assaltantes rendem moradores e jogam granada contra PMs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.