São Paulo, Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais 37 fogem da Febem Tatuapé

Daniel Guimarães/Folha Imagem
Jovem que fugiu da Febem Imigrantes em ponto de encontro próximo à unidade Tatuapé


da Reportagem Local

Trinta e sete menores fugiram entre a noite de anteontem e a manhã de ontem do complexo do Tatuapé da Febem, na zona leste de São Paulo. Segundo a fundação, 13 deles foram recapturados.
Desde o último fim-de-semana, quando 644 menores fugiram do complexo da Imigrantes (zona sudeste), 681 adolescentes já fugiram da Febem.
Anteontem à noite, usando facas e estiletes, 23 adolescentes da Unidade Educacional (UE) 13, do complexo do Tatuapé, renderam monitores e fugiram correndo, pulando o muro que dá para a Associação Desportiva da Polícia Militar, na marginal Tietê.
Coincidentemente, estavam na unidade membros do Conselho Tutelar. Eles vistoriavam as condições em que estavam adolescentes transferidos da Febem Imigrantes para o Tatuapé.
"Passávamos por ali bem na hora que tudo aconteceu e acompanhamos o desenrolar", disse Elizete Aparecida Russoni Miranda, uma das coordenadoras da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares de São Paulo.
Segundo Elizete, ao perceber a presença de membros do conselho, que tem como função, entre outras, fiscalizar a correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, os monitores agiram corretamente, não tentando impedir a fuga, depois de rendidos. "Eles acionaram a segurança, que conseguiu recapturar sete deles (segundo a Febem, foram seis) ainda dentro da unidade, sem agressões, apenas segurando-os", disse Elizete.
Ontem por volta de 7h30, 14 adolescentes aproveitaram a saída de colegas da UE-20 para a escola para fugir correndo. Sete deles foram recapturados, segundo a Febem.
O Conselho Tutelar teme pela segurança do complexo do Tatuapé, para onde foram transferidos 50 adolescentes vindos da Febem Imigrantes. Cinco deles, líderes da rebelião, estão em celas isoladas. "Isso pode aumentar a revolta deles e a situação pode se agravar", disse Elizete. (MO)

Texto Anterior: Deputado pede busca em mata
Próximo Texto: Favela vizinha acolhe interno que foge
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.