São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Metrô prepara a entrega da estação Tamanduateí para o fim de semana

Governo analisa possibilidade de entregar no próximo sábado a obra, prevista para março

Integrada a linha da CPTM, estação vai permitir ligação mais rápida do ABC com a região da av. Paulista

DE SÃO PAULO

O governo do Estado se prepara para tentar inaugurar a estação Tamanduateí da linha 2-verde do metrô de São Paulo nos próximos dias.
Auxiliares do governador Alberto Goldman (PSDB) se reuniram nesta semana para articular a possibilidade de entrega no próximo sábado.
A data pré-agendada poderá ser empurrada para a semana que vem se houver a decisão -também estudada no Metrô- de inaugurá-la com a ampliação do horário da Vila Prudente.
A obra, prometida para março deste ano, será entregue às vésperas das eleições. Ela será a última estação do prolongamento da linha 2 concluída no atual governo.
No mês passado, a estação Vila Prudente foi inaugurada e começou a funcionar em "operação assistida" -que ainda continua, das 9h30 às 16h, sem cobrar a tarifa dos usuários no trecho novo.
A relevância da estação Tamanduateí é ressaltada por permitir uma ligação mais rápida do ABC com a região da av. Paulista, já que ela será integrada à linha 10-turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) da rede da CPTM.
O Metrô foi procurado, mas se negou a dar informações sobre a nova estação.
Sobre a entrega, limitou-se a informar que "será inaugurada tão logo todos os protocolos operacionais sejam cumpridos", alcançando "as exigências e padrões estabelecidos pela companhia".
Esses testes avaliam estação, sistemas e trens.
Assessores do Metrô cogitavam a possibilidade de inaugurar a estação Tamanduateí junto da ampliação do funcionamento da recém-entregue estação Vila Prudente, que passaria a funcionar em horário comercial.
Juntas, as estações Vila Prudente e Tamanduateí, quando estiverem consolidadas, poderão receber 125 mil passageiros diariamente.

INTEGRAÇÃO
Os passageiros da estação Tamanduateí terão um bilhete de integração com três linhas de ônibus metropolitanos, por R$ 4,60. Essas linhas sairão do ABC -de Santo André (Príncipe de Gales e Vila Palmares) e São Caetano do Sul (Jardim São Caetano.
O Metrô não revela os gastos do prolongamento da linha 2-verde, mas técnicos do TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontaram despesas com obras, trens e sistemas de R$ 351 milhões por km.
Em 2010, a promessa do Estado é entregar só mais duas estações de metrô, da linha 4-amarela: Butantã e Pinheiros. (ALENCAR IZIDORO)


Texto Anterior: Outro lado: Estabelecimento afirma operar na legalidade
Próximo Texto: Transporte: SP estuda fim de cobrador em ônibus metropolitano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.