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Metrô prepara a entrega da estação Tamanduateí para o fim de semana
Governo analisa possibilidade de entregar no próximo sábado a obra, prevista para março
Integrada a linha da CPTM, estação vai permitir ligação mais rápida do ABC com a região da av. Paulista
DE SÃO PAULO
O governo do Estado se
prepara para tentar inaugurar a estação Tamanduateí
da linha 2-verde do metrô de
São Paulo nos próximos dias.
Auxiliares do governador
Alberto Goldman (PSDB) se
reuniram nesta semana para
articular a possibilidade de
entrega no próximo sábado.
A data pré-agendada poderá ser empurrada para a
semana que vem se houver a
decisão -também estudada
no Metrô- de inaugurá-la
com a ampliação do horário
da Vila Prudente.
A obra, prometida para
março deste ano, será entregue às vésperas das eleições.
Ela será a última estação do
prolongamento da linha 2
concluída no atual governo.
No mês passado, a estação
Vila Prudente foi inaugurada
e começou a funcionar em
"operação assistida" -que
ainda continua, das 9h30 às
16h, sem cobrar a tarifa dos
usuários no trecho novo.
A relevância da estação
Tamanduateí é ressaltada
por permitir uma ligação
mais rápida do ABC com a região da av. Paulista, já que
ela será integrada à linha 10-turquesa (Luz-Rio Grande da
Serra) da rede da CPTM.
O Metrô foi procurado,
mas se negou a dar informações sobre a nova estação.
Sobre a entrega, limitou-se
a informar que "será inaugurada tão logo todos os protocolos operacionais sejam
cumpridos", alcançando "as
exigências e padrões estabelecidos pela companhia".
Esses testes avaliam estação, sistemas e trens.
Assessores do Metrô cogitavam a possibilidade de
inaugurar a estação Tamanduateí junto da ampliação do
funcionamento da recém-entregue estação Vila Prudente, que passaria a funcionar
em horário comercial.
Juntas, as estações Vila
Prudente e Tamanduateí,
quando estiverem consolidadas, poderão receber 125 mil
passageiros diariamente.
INTEGRAÇÃO
Os passageiros da estação
Tamanduateí terão um bilhete de integração com três linhas de ônibus metropolitanos, por R$ 4,60. Essas linhas sairão do ABC -de Santo André (Príncipe de Gales e
Vila Palmares) e São Caetano
do Sul (Jardim São Caetano.
O Metrô não revela os gastos do prolongamento da linha 2-verde, mas técnicos do
TCE (Tribunal de Contas do
Estado) apontaram despesas
com obras, trens e sistemas
de R$ 351 milhões por km.
Em 2010, a promessa do
Estado é entregar só mais
duas estações de metrô, da linha 4-amarela: Butantã e Pinheiros.
(ALENCAR IZIDORO)
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