São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALANÇA DESREGULADA

Problema atinge 61,1% da faixa etária

SP lidera ranking de idosos "gordinhos"

DO "AGORA"

São Paulo é a cidade que apresenta a maior parcela de população acima de 50 anos obesa ou com sobrepeso em todo o país. A constatação de que 61,1% das pessoas desse grupo estão acima do peso ideal faz parte do Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade, do Ministério da Saúde. A pesquisa foi realizada entre 2002 e 2003 e divulgada neste mês pela Secretaria de Vigilância em Saúde.
A obesidade é pontuada através do IMC (Índice de Massa Corporal), referência da Organização Mundial da Saúde. O cálculo é feito pela divisão do peso pela altura ao quadrado.
Os pesquisadores entrevistaram 23.457 pessoas acima de 15 anos de idade em 15 capitais de Estados de todo o país (mais o Distrito Federal). Em São Paulo, 1.210 foram consultadas, em três faixas etárias: de 15 a 24 anos, de 25 a 49 anos e 50 anos ou mais. No âmbito geral (que envolve todas as idades), São Paulo, com 41% de pessoas acima do peso, fica atrás somente do Rio e Porto Alegre, com 46% e 43%, respectivamente.
"Pesquisas nos anos 80 e 90 revelam que o índice de homens acima do peso normal está crescendo mais do que o das mulheres tanto em países desenvolvidos como nos em crescimento", diz a nutricionista e membro da Coordenação Nacional de Prevenção e Vigilância do ministério, Ana Lúcia Mendonça.

Dieta forçada
O enfermeiro Lelio Martins, de 55 anos e 130 kg, era magro até os 25 anos, quando começou a trabalhar à noite. "Com pouco tempo, a gente acaba comendo mais e mais rápido", diz. Sua médica receitou uma dieta, mas ele não a segue. "Tudo o que é bom ela proíbe."


Texto Anterior: Médicos alegam más condições e pedem demissão em massa em PE
Próximo Texto: Teoria da evolução: Foguete de vidro muda a cara da Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.