São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Texto Anterior | Índice

ABASTECIMENTO

Município passa por seca e desvio na rede

14 mil alunos de São Roque ficam sem aula por causa da falta de água

ADRIANA CHAVES
DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu as aulas nas escolas de São Roque (59 km a oeste de São Paulo) nesta semana devido a uma crise no abastecimento de água provocada pela falta de chuvas dos últimos dias e por desvios irregulares na rede. A medida atinge cerca de 14 mil alunos.
Segundo a diretora do Departamento de Educação e Cultura do município, Márcia de Jesus Costa Nunes, 80% das 52 escolas já vinham enfrentando problemas, como dificuldades na produção de merenda e na limpeza.
"Mantivemos apenas o funcionamento das creches e algumas atividades extraclasse. Até a próxima segunda-feira, a Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo] poderá providenciar o abastecimento dos reservatórios e o envio de carros-pipa se houver necessidade", disse Nunes.
Na rede estadual, já não haveria aula durante a semana por conta do feriado de 12 de outubro e das comemorações do Dia do Professor. Estavam previstas apenas atividades de planejamento dos professores. Hospitais estão recebendo suprimento extra de água.
A Sabesp informou que, devido à insuficiência de chuvas e problemas na rede, São Roque enfrenta dificuldades em seus dois sistemas de abastecimento: Cangüera e Soroca-mirim.
Normalmente, o sistema Cangüera permite a retirada de 70 litros de água por segundo. Nas últimas semanas, o reservatório tem fornecido apenas 25 l/s.
O tratamento também precisou ser interrompido no fim da semana passado porque foi encontrado nitrogênio amoniacal (usado em fertilizantes) na água.

Desvios
Os técnicos da Sabesp encontraram 16 represas particulares na extensão do reservatório desviando água da rede irregularmente para sítios e empresas. A denúncia é investigada pela Promotoria, pela Polícia Ambiental e pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica).
A expectativa da Sabesp é que, embora esteja solucionado, o abastecimento só comece a se regularizar na próxima semana, com a economia de consumo e a previsão de novas chuvas. Há ainda falha no abastecimento na região, inclusive Itu e Sorocaba.


Texto Anterior: O terminal: Turista revive situação de filme em aeroporto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.