São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NATAL ASSAD SALIBA (1928 - 2010)

Historiador do Ipiranga e ex-ator

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Os 81 anos vividos por Natal Assad Saliba no Ipiranga, na zona sul de São Paulo, fizeram dele um profundo conhecedor do bairro. Formado em direito, acabou virando um historiador da região.
Por isso, era procurado com frequência por quem queria detalhes dos primórdios do local onde nascera.
Sobre a trajetória da agremiação da qual foi conselheiro, escreveu o livro "A Saga do Clube Atlético Ypiranga".
Filho de libaneses, teve vários serviços: foi entregador de leite, escriturário, vendedor, técnico de futebol e ator.
No final da década de 50, entrou para a TV Tupi. Depois, foi convidado por Mazzaropi para atuar nos filmes "Zé do Periquito" (1960) e "O Vendedor de Linguiças" (1962). Faria outros mais.
Durante um tempo, sofreu de ansiedade e depressão e entrou para o grupo Neuróticos Anônimos. Quando melhorou, abriu um unidade semelhante no Ipiranga.
Em seu bairro, deu palestras sobre como "sair do fundo do poço" e contou a própria experiência na obra "Livre-se das Garras da Neurose". É autor ainda de "Suplício de um Epilético", por ter tido um irmão com epilepsia.
Aos vereadores sugeriu a realização da campanha "Cumprimente seu Vizinho". Muito atuante, em 2002 candidatou-se a deputado federal pelo PSC (Partido Social Cristão). Teve 1.802 votos.
Em 2006, foi homenageado com a medalha Anchieta.
Solteiro e sem filhos, morreu ontem, aos 81, de falência de órgãos. Segundo a família, seu corpo sairá às 10h de hoje do clube Ypiranga, onde foi velado, para o cemitério do Araçá, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: PF amplia horário para solicitar o passaporte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.