São Paulo, segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAÚDE

Ministério Público investiga morte de 11 bebês em hospital

DE BRASÍLIA - O Ministério Público vai investigar a morte dos 11 bebês que contraíram infecção bacteriana num hospital público de Brasília.
Os óbitos ocorreram desde outubro no HRAS (Hospital Regional da Asa Sul), centro de referência em alto risco.
O promotor de Justiça Jairo Bisol, da promotoria de defesa da Saúde, diz que irá analisar possíveis deslizes ocorridos no atendimento aos bebês.
"A infecção faz parte da atividade de alta complexidade, mas temos que investigar se ocorreram falhas nos procedimentos", afirmou.
Segundo a direção do hospital, seis recém-nascidos morreram em outubro e outros cinco, este mês, em decorrência de infecção por bactérias.
O número aceitável de mortes deste tipo em uma unidade de alto risco é de três por mês, diz Alberto Barbosa, diretor do Hospital Regional da Asa Sul.
Ele explica que as mortes estão relacionadas a três bactérias diferentes e que nenhuma delas é a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), a superbactéria identificada em seis Estados.
Barbosa classifica a situação como "grave, mas sob controle". "Problemas existem para ser resolvidos, e estamos tentando resolver dentro da nossa autonomia", afirmou.


Texto Anterior: Foco: Lixo jogado próximo a lixão bloqueia estrada na Bahia
Próximo Texto: Educação: Para cursinhos, vestibular da Unesp teve nível de fácil a médio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.