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TRANSPORTE
No primeiro dia do corredor São João/Lapa/Pirituba, veículos transitaram em área proibida; multa é de R$ 127,69
Motoristas desrespeitam faixa de ônibus
ISABELLE MOREIRA LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL
Em seu primeiro dia de operação, o corredor de ônibus São
João/ Lapa/Pirituba já registrou
flagrantes de desrespeito à proibição de circulação de carros na faixa exclusiva para os coletivos.
A infração, registrada pelos 16
radares instalados ao longo dos 15
km do percurso, representa uma
multa de R$ 127,69 e cinco pontos
na carteira de habilitação.
Conforme observado pela reportagem da Folha, o trânsito
tranquilo, típico de domingo, não
impediu que desavisados motoristas, apesar dos avisos presentes, utilizassem a faixa da esquerda das vias que integram o circuito do Passa-Rápido, designação
dada pela Prefeitura de São Paulo
ao sistema que busca melhorar o
fluxo dos ônibus municipais.
Logo na avenida São João, por
volta de 15h30, três carros usaram
a faixa reservada exclusivamente
para ônibus. Mais na frente, na
avenida Francisco Matarazzo, um
carro ultrapassou pelo corredor e,
quando tentou retornar à faixa
principal, interrompeu o tráfego.
Segundo o encarregado de operações da CET Luiz Poli, esses carros já podem ter sido multados.
Problemas também foram encontrados na estrutura do Passa-Rápido. Na rua Guaicurus, próxima ao terminal da Lapa, a faixa
exclusiva para ônibus muda da
direita para a esquerda, deixando
o motorista de carro sem saber
por onde seguir. No viaduto da
Lapa, falta de sinalização.
No percurso contrário, de Pirituba para o centro, no cruzamento da rua Manoel Barbosa com a
rua Rio Verde, os carros não têm
outra maneira para cruzar à esquerda a não ser pelo corredor.
Na rua Clélia, na Pompéia, os
motoristas de ônibus pareciam
confusos e andavam tanto na faixa reservada, quando nas outras.
A falta de informação é outro
grande problema. Em todos os
pontos equipados do novo corredor foi registrada a presença de
funcionários da CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego) fiscalizando veículos e orientando passageiros e motoristas confusos.
Para um agente, que não quis se
identificar, pior que os carros na
faixa errada, são as dúvidas das
pessoas. Segundo ele, os passageiros ainda não sabem onde devem
pegar os ônibus, não estão orientados sobre as modificações.
As mudanças ficam por conta
da divisão das linhas. Há as locais,
com coletivos que andam pelos
bairros até os terminais do Passa-Rápido, e linhas estruturais, com
veículos maiores, que fazem o trajeto de ida e volta do corredor.
Os ônibus, que têm portas dos
dois lados, serão monitorados por
satélite e os pontos de parada por
62 duas câmeras. A previsão é que
175 mil passageiros usem ao menos parte do Passa-Rápido.
Outras informações sobre o novo corredor de ônibus podem ser
obtidas na internet
(www.sptrans.com.br).
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