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São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

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TRANSPORTE

No primeiro dia do corredor São João/Lapa/Pirituba, veículos transitaram em área proibida; multa é de R$ 127,69

Motoristas desrespeitam faixa de ônibus

ISABELLE MOREIRA LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em seu primeiro dia de operação, o corredor de ônibus São João/ Lapa/Pirituba já registrou flagrantes de desrespeito à proibição de circulação de carros na faixa exclusiva para os coletivos.
A infração, registrada pelos 16 radares instalados ao longo dos 15 km do percurso, representa uma multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Conforme observado pela reportagem da Folha, o trânsito tranquilo, típico de domingo, não impediu que desavisados motoristas, apesar dos avisos presentes, utilizassem a faixa da esquerda das vias que integram o circuito do Passa-Rápido, designação dada pela Prefeitura de São Paulo ao sistema que busca melhorar o fluxo dos ônibus municipais.
Logo na avenida São João, por volta de 15h30, três carros usaram a faixa reservada exclusivamente para ônibus. Mais na frente, na avenida Francisco Matarazzo, um carro ultrapassou pelo corredor e, quando tentou retornar à faixa principal, interrompeu o tráfego.
Segundo o encarregado de operações da CET Luiz Poli, esses carros já podem ter sido multados.
Problemas também foram encontrados na estrutura do Passa-Rápido. Na rua Guaicurus, próxima ao terminal da Lapa, a faixa exclusiva para ônibus muda da direita para a esquerda, deixando o motorista de carro sem saber por onde seguir. No viaduto da Lapa, falta de sinalização.
No percurso contrário, de Pirituba para o centro, no cruzamento da rua Manoel Barbosa com a rua Rio Verde, os carros não têm outra maneira para cruzar à esquerda a não ser pelo corredor.
Na rua Clélia, na Pompéia, os motoristas de ônibus pareciam confusos e andavam tanto na faixa reservada, quando nas outras.
A falta de informação é outro grande problema. Em todos os pontos equipados do novo corredor foi registrada a presença de funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fiscalizando veículos e orientando passageiros e motoristas confusos.
Para um agente, que não quis se identificar, pior que os carros na faixa errada, são as dúvidas das pessoas. Segundo ele, os passageiros ainda não sabem onde devem pegar os ônibus, não estão orientados sobre as modificações.
As mudanças ficam por conta da divisão das linhas. Há as locais, com coletivos que andam pelos bairros até os terminais do Passa-Rápido, e linhas estruturais, com veículos maiores, que fazem o trajeto de ida e volta do corredor.
Os ônibus, que têm portas dos dois lados, serão monitorados por satélite e os pontos de parada por 62 duas câmeras. A previsão é que 175 mil passageiros usem ao menos parte do Passa-Rápido.
Outras informações sobre o novo corredor de ônibus podem ser obtidas na internet (www.sptrans.com.br).


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