São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

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JUSTIÇA

Para juiz, o shopping deveria ter alertado consumidores sobre outras ações do criminoso em seu estacionamento

Eldorado terá de indenizar cliente estuprada

VICTOR RAMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Shopping Eldorado (zona oeste de SP) foi condenado pela Justiça a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais a uma cliente que, em maio de 2003, sofreu um seqüestro relâmpago no estacionamento do local e, levada a um matagal, foi estuprada.
O juiz Marco Aurélio Paioletti Martins Costa, da 27ª Vara Cível, julgou que houve negligência por parte do shopping, uma vez que o criminoso já havia agido lá outras vezes e a administração não alertou seus clientes nem reforçou a segurança. Cabe recurso.
Em sua defesa, o shopping afirma que, seguindo orientação da polícia, não divulgou informações sobre o suspeito na época para não atrapalhar as investigações.
Ainda em 2003, o criminoso foi preso e, depois, condenado a 12 anos de prisão.
A vítima, de 26 anos, conta que foi abordada por volta das 19h de um sábado, ao entrar em seu carro para ir embora. "Um homem entrou pela porta de passageiros e me apontou uma arma. Ele tapou minha boca para que eu não gritasse e me mandou dirigir para fora do estacionamento."
Em seguida, o criminoso assumiu a direção do carro e exigiu dinheiro. "Ele pegou o que eu tinha na carteira e começou a rodar. No total, fiquei com ele por quase três horas." Em uma região isolada, pararam em um matagal, onde a vítima foi estuprada.
Depois, voltaram para o carro e o criminoso a deixou próximo ao Eldorado. "Estava em pânico. Pedi ajuda para um segurança: "Fui seqüestrada e estuprada!". Ele tirou do bolso um retrato falado, perguntando se eu o reconhecia."
Assim, a vítima percebeu que o shopping já tinha conhecimento das ações criminosas -ao menos de seqüestros relâmpagos anteriores- e decidiu pelo processo.
"Gostaria de enterrar essa história de uma vez. Mas eles sabiam que havia o risco e foram absolutamente negligentes."
Em sua sentença, o juiz afirma que a administração do Shopping Eldorado foi "mesquinha" ao decidir não divulgar para seus clientes que havia um criminoso rondando o local, com o intuito de não ter prejuízos.


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