São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise do lixo derruba secretário de Serviços

Marsiglia foi o responsável pela contratação das empresas de varrição e coleta; queixas sobre lixo nas ruas aumentaram

Dimas Ramalho, do MD, substituirá o secretário municipal como parte do acordo entre o governador eleito José Serra e o partido

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A crise na limpeza pública derrubou o secretário de Serviços de São Paulo, Antonio Marsiglia Netto. A pasta é responsável pela contratação das empresas de coleta e varrição de lixo na cidade.
Seu substituto é o deputado federal Dimas Ramalho (MD-SP), que vem para a prefeitura em uma composição de seu partido com o governador eleito José Serra (PSDB).
A queda de Marsiglia -que será assessor especial do gabinete do prefeito Gilberto Kassab (PFL)- fortalece o secretário de Coordenação de Subprefeituras, Andrea Matarazzo, fortemente ligado a Serra.
As críticas de Marsiglia à atuação das subprefeituras na fiscalização dos serviços de varrição de lixo precipitaram a queda. As declarações foram publicadas em reportagem de anteontem da Folha que apontava o crescimento das reclamações sobre limpeza pública nos últimos dois meses.
Ontem, Matarazzo disse que a prefeitura estuda não renovar os contratos das empresas de varrição em 2007. Segundo ele, os serviços devem ser transferidos para as "grandes empresas", com favoritismo para Loga e Ecourbis, que já cuidam da coleta do lixo domiciliar. "Serviço de limpeza é um só: eu contrato a empresa e ela me entrega a cidade limpa."
Matarazzo e Ramalho disseram que vão trabalhar em conjunto e que podem até romper nos próximos dias os contratos com as empresas, caso elas não cumpram as determinações estabelecidas nos contratos.
"A cidade está imunda. Agora acabou o prazo de paciência. Ou se ajusta ou cai fora", disse Matarazzo. "Exigir o que está estabelecido no contrato é fundamental, sem nenhum tipo de condescendência", afirmou o novo secretário de Serviços.
Essas empresas foram contratadas em outubro em uma licitação comandada por Marsiglia. Antes, a varrição estava sendo feita pelas empresas que cuidam da coleta do lixo domiciliar, mas em contratos de emergência (sem licitação).
A nomeação de um deputado do MD (fusão de PPS, PMN e PHS) para a Secretaria de Serviços faz parte do acordo de Serra com o novo partido. Kassab negou que tenha havido um acordo para a nomeação. "[Ele ser do MD] nos traz mais alegria, mas o principal motivo do convite foi sua competência, sua história na vida pública."


Texto Anterior: Comércio: Prefeitura proíbe propaganda por alto-falante e microfone
Próximo Texto: Walter Feldman assumirá Esportes na gestão Kassab
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.