São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Casarão na Augusta dá lugar a prédio

Antigo cortiço, na esquina da Dona Antônia de Queirós, começou a ser demolido na 6ª

Alexandre Rezende - 13.dez.2010/ Folhapress
Fachada do casarão na esquina das ruas Augusta e Dona Antônia, que foi isolado para demolição iniciada na última sexta

JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO

A história da música se repete na esquina da rua Augusta com a Dona Antônia de Queirós (centro de SP): um "palacete assobradado", usado como cortiço e cuja história é desconhecida do patrimônio histórico, dará lugar a um edifício.
Comprado pela construtora Esser, que não deu detalhes sobre o projeto, tampouco de quem comprou e quanto pagou pelo terreno, o casarão será substituído por mais um dos vários empreendimentos que estão surgindo na região e que elevaram o preço do metro quadrado na área à casa dos R$ 6.000.
O valor é o mesmo encontrado em bairros nobres como Vila Madalena e Moema.
Essa valorização está expulsando os tradicionais prostíbulos da Augusta para dar lugar, além de prédios residenciais, a bares, clubes e restaurantes.
Na última sexta, começou a demolição do prédio, que havia anos estava em péssimo estado de conservação.
Como não há espaço para a instalação de maquinários no local, a demolição será feita manualmente e deve demorar 30 dias.

SEM TETO
Foi dado um prazo de três dias para desocupação. Mas nem todos os atuais seis moradores deixaram o casarão. O pedreiro José Raimundo da Silva, 59, que invadiu o local há seis anos, teve que ficar. O contrato para a nova casa ainda não estava pronto.
A demolição começou com ele dentro. Ontem, seu José reclamava que seu quarto já estava sem teto. A chuva molhou seus documentos. "Achei sacanagem", diz.
Nos órgãos de patrimônio histórico não há qualquer registro histórico do edifício.
Mesmo o prolífico Google encontra apenas uma referência ao antigo palacete. De acordo com o site São Paulo Antiga, ele data de 1913. Mas, em seu frontão, nem a indicação de data ficou.


Texto Anterior: Outro lado: Empresas dizem que falhas serão solucionadas
Próximo Texto: Enem para prejudicados acontece hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.