São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Sambódromo do Rio será ampliado

Estrutura vai ganhar 15 mil lugares no Carnaval-2012, retomando projeto de Niemeyer

DIANA BRITO
DO RIO

O sambódromo carioca ganhará mais 15 mil lugares para o Carnaval de 2012.
A Prefeitura do Rio anunciou ontem as obras de ampliação, que também têm como objetivo preparar o lugar para receber competições olímpicas em 2016 -lá será dada a largada da maratona e acontecerão competições de tiro com arco.
Atualmente, as arquibancadas comportam 60 mil pessoas. Com as obras, passarão a ter 75 mil lugares. A ampliação retoma o projeto original, criado por Oscar Niemeyer há quase 30 anos.
Três novos módulos de arquibancadas, camarotes, frisas e área para jurados serão construídos no local da antiga fábrica da Brahma, no setor 2. A empresa vai arcar com os custos da construção, estimados em R$ 30 milhões.
Em troca, poderá construir no restante do terreno da fábrica um prédio de até 26 andares e 80 metros de altura.
A fábrica da Brahma, ao lado do Sambódromo, foi inaugurada em 1888 e ainda funcionava quando a passarela do samba foi construída, em 1983 -a passarela começou a ser utilizada no Carnaval do ano seguinte.
Para que a obra tivesse arquibancadas simétricas, como previa o projeto de Niemeyer, a fábrica teria que ser demolida. Por isso, os três blocos originalmente previstos não foram construídos naquela época.


Texto Anterior: Rio: Aluno ferido em escola será indenizado
Próximo Texto: Ministério "descobre" 1.800 museus no país; total passa de 3.000
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.