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São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

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MATERIAL ESCOLAR

Pesquisa avaliou 61 itens em 15 estabelecimentos distribuídos nas cinco regiões da cidade de São Paulo

Procon vê variações de preço de até 354,55%

FERNANDA NAGATOMI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa da Fundação Procon de São Paulo mostra que a diferença do preço do material escolar é de até 354,55%. O estudo divulgado ontem foi realizado em São Paulo entre os dias 6 e 8 de janeiro deste ano em 15 estabelecimentos sorteados, sendo três em cada região da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro). O objetivo é orientar os pais na hora da compra do material escolar.
A pesquisa incluiu 61 itens. A maior diferença, de 354,55%, foi nos preços da caneta esferográfica Cristal Medium/Faber Castell (várias cores, unidade), referência 33FC. A mais cara foi encontrada no Bazar e Papelaria Conjunto Nacional, centro, a R$ 1, e a mais barata custa R$ 0,22 no Bazar e Papelaria Japuíba, zona norte.
Em segundo lugar, com a diferença de 300%, aparecem dois produtos: a borracha branca látex (unidade) Record 40/Mercur e a borracha bicolor (unidade) Pelikan VA40/Pelikan. Em ambas, o maior preço é R$ 0,40 (a borracha branca foi encontrada no Conjunto Nacional e a bicolor, na Celis, zona norte) e o menor preço é R$ 0,10 (na Agipel, zona oeste).
Dos 15 estabelecimentos avaliados, três possuem o maior número de itens com menor preço: Bazar e Papelaria Japuíba (zona norte), com dez produtos num total de 25; Preço Center (zona leste), com nove de 29; Agipel (zona sul), com nove de 36.
De acordo com o Procon, cabe ao consumidor avaliar a relação preço e qualidade, as formas de pagamento e a proximidade do local de compra para suprir suas necessidades. "O custo-benefício deve ser levado em conta. O preço médio de cada produto [que está na lista" é um parâmetro para os pais no momento da compra," declara a diretora de estudos e pesquisa do Procon-SP, Vera Marta Junqueira.
Antes da pesquisa foi feita uma consulta em 27 estabelecimentos de grande porte, selecionados por sorteio, que informaram as duas marcas mais vendidas e a de menor preço. Com esses dados, foi montada uma lista básica de produtos que espelhassem a realidade do mercado.
"A nossa pesquisa, por respeito aos fornecedores e aos consumidores, é extremamente científica para que não se faça publicidade de um [estabelecimento] em detrimento de outro," diz a diretora do Procon.
A lista completa com suas especificações está à disposição dos interessados para consulta nas unidades do Poupatempo da Sé, de Itaquera e de Santo Amaro, pelo telefone 3824-0446 e pela internet no site da Folha Online (www.folha.com.br/030141).


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