São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acesso por terra a Carneiros tem exigências

DA AGÊNCIA FOLHA, EM TAMANDARÉ

Nova sensação do litoral pernambucano, a praia dos Carneiros, em Tamandaré (município a 120 km ao sul de Recife), tem o acesso por terra controlado por descendentes de uma mesma família, proprietária há cerca de 70 anos de uma fazenda de cocos que cerca toda a extensão da faixa.
Na fazenda, formada na década de 1930, existem hoje seis empreendimentos turísticos -três pousadas e três bares e restaurantes.
Quem não quiser andar pela areia ou pegar um barco para chegar à praia dos Carneiros pelo mar é obrigado a passar por um dos estabelecimentos comerciais e se sujeitar às exigências de seus proprietários.

Regras
As imposições para o acesso à praia incluem consumação mínima e a proibição da entrada de alimentos e bebidas com os banhistas.
Como resultado dessa política, tem havido uma elitização do lugar.
Dono de um dos empreendimentos, Joel Dantas, neto do primeiro proprietário da fazenda, Rosalvo Ramos Rocha, disse que o controle visa manter a tranqüilidade da praia, "unindo o conforto ao clima selvagem".
"Queremos evitar o crescimento descontrolado, como ocorreu em Porto de Galinhas. É melhor que algumas pessoas reclamem, mas que o lugar continue preservado", diz ele.
Bisneto de Ramos Rocha, Davi Oliveira concorda com Joel Dantas.
"A fazenda é uma propriedade particular, como uma casa. Ninguém sem autorização pode entrar pela sala de uma residência e sair pela cozinha para chegar ao outro lado da rua."


Texto Anterior: Verão: Praia isolada compensa falta de estrutura
Próximo Texto: Lixo se mistura às belezas naturais de Bitupitá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.