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Kassab limita motocicletas nas marginais
Motos não poderão circular pelas pistas expressas da marginal Tietê e da marginal Pinheiros a partir de 11 de fevereiro
A multa prevista é de R$ 85,13; para entidade que reúne motociclistas,
concentração nas pistas locais trará mais riscos
Fernando Donasci/Folha Imagem
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Motociclistas entre carros na marginal Tietê; circulação de motos será proibida na pista expressa |
CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
As motos serão proibidas de
circular pelas pistas expressas
da marginal Tietê e Pinheiros
-nesse caso, só no sentido Interlagos/Castello Branco- a
partir do dia 11 de fevereiro.
A medida faz parte de um pacote anunciado ontem pelo
prefeito Gilberto Kassab
(DEM), que abrange também a
criação, num período de testes,
de uma faixa exclusiva para
motos na avenida 23 de Maio.
As pistas locais das marginais, com limite de 70 km/h,
continuarão liberadas para todos os veículos, assim como a
marginal Pinheiros no sentido
Castello Branco/Interlagos,
onde não existe separação de
pistas em boa parte do trecho.
O motociclista que desrespeitar a proibição e circular pela via expressa, onde a velocidade máxima é de 90 km/h, poderá ser multado em R$ 85,13.
"Não estamos proibindo as
motos de andar pelas marginais. Só estamos impedindo
que elas circulem pelos pontos
mais perigosos", disse Kassab.
As marginais lideram as mortes de motociclistas em São
Paulo. O problema está concentrado na pista expressa devido à alta velocidade e à mistura de motos com caminhões.
Segundo a CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego),
dois terços dos 740 acidentes
com motocicletas nas marginais em 2006 ocorreram na
pista expressa. Os dados de
2007 não foram fechados, mas
a média mensal estava em alta
de 16% até julho.
As medidas anunciadas por
Kassab eram estudadas havia
alguns anos pela CET com a
justificativa de frear a elevação
das mortes de motociclistas.
Diante do temor do impacto
político num ano de eleições, a
prefeitura tentou minar as resistências combinando, no
mesmo pacote, uma medida rejeitada (veto na pista expressa
das marginais) com outra aprovada pela maior parte da categoria (faixa na 23 de Maio).
Mas os motoboys já prometem reagir com protestos. O presidente
da Associação Brasileira de
Motociclistas, Lucas Pimentel,
diz que a concentração das motos nas pistas locais das marginais eleva os riscos. "Na expressa é um corredor só. Na local
tem várias saídas e um trânsito
mais complexo." Ele diz que a
prefeitura "deu um golpe" nos
motociclistas. "O que a gente
queria vai durar cinco dias. As
[restrições nas] marginais são
por tempo indeterminado."
A fiscalização das medidas
será feita pelos mesmos fiscais
que já trabalham para a CET.
Técnicos prevêem dificuldade
em monitorar todos os pontos.
A gestão Kassab também
anunciou que intensificará a
fiscalização da falta de uso da
seta -infração que aumenta os
acidentes com motos. A multa é
de R$ 127,69.
23 de Maio
A faixa exclusiva na 23 de
Maio será testada de segunda a
sexta-feira da próxima semana,
em um trecho de dois quilômetros, entre os viadutos Tutóia e
Pedroso, das 10h às 16h.
Será reservada para as motos, com a utilização de cones,
uma das cinco faixas de rolamento da via -a da esquerda,
junto ao canteiro central.
Nos dias seguintes à experiência, a CET define se adota a
regra de modo permanente.
O presidente da companhia,
Roberto Scaringella, disse que,
se os resultados das medidas
anunciadas forem "uma catástrofe", elas poderão ser suspensas a qualquer momento.
No horário em que será testada a faixa exclusiva a quantidade de veículos na via cai (de
12 mil por hora nos picos para
9.000), enquanto a de motos
sobe (de 1.300 para 2.000), por
conta do expediente bancário.
Mas técnicos da CET temem
que haja uma piora dos congestionamentos nesse corredor e
nas imediações, devido à perda
de uma faixa para carros.
Os carros que não respeitarem a faixa serão multados em
R$ 85,13. Para as motos fora
desse espaço não haverá punição, porque é preciso mudar de
faixa para acessar algumas vias.
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