São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cão, boi e porco também podem contrair doença

DE SÃO PAULO

Não são apenas os homens que podem contrair doenças causadas pela chuva. Animais como cães, bois, porcos e cavalos também podem adoecer de leptospirose e até transmiti-la para seus donos.
Apesar de existir uma vacina contra a doença para animais (para os humanos não há), o animal, mesmo vacinado, pode transmitir a Leptospira, bactéria causadora da doença.
Até animais domésticos, como cachorros, são bastante suscetíveis à doença, diz o veterinário da clínica Pet Care, Laurence Von Galen. Isso porque os ratos se alimentam da comida desses animais, onde podem urinar. Com isso, a bactéria pode passar para o cão.
A transmissão também pode acontecer durante as enchentes, quando os animais entram em contato com a água contaminada.
Depois que contraem a bactéria, os cachorros podem eliminá-la na urina e passá-la para o homem.
A contaminação pela urina do cachorro é menos comum do que pela do rato. Mas, mesmo assim, é importante que as áreas onde os cães urinam sejam higienizadas com água sanitária, alerta o veterinário.
Em cães, os sintomas mais comuns são febre, vômitos, diarreia, mucosas amareladas e até hemorragias. O animal pode também tomar mais água que o normal, urinar com mais frequência, com uma cor mais escura, ou parar de urinar totalmente.
Se o animal não for cuidado rapidamente, pode até morrer pela doença.
Para evitar esse tipo de contaminação, é importante que o alimento do animal não fique exposto durante a noite, quando a circulação dos ratos aumenta.
"Também é importante evitar o contato dos animais com a água contaminada", ressalta Von Galen.
(TALITA BEDINELLI)


Texto Anterior: Com enchentes, leptospirose avança em SP
Próximo Texto: Em Minas, 80 cidades decretam emergência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.